Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Enciclopédia: o que é?

Enciclopédia: o que é?

Dá pra aprender muito com esses tipos de livros!

Dicionários

Atualizado em 7 Out 21

3 min de leitura

adulto e criança segurando e apontando para um livro

Gente, as enciclopédias são livros incríveis pra estudar novos temas ou aprender mais sobre algo que você gosta, viu? O bom é que essas obras juntam várias informações de áreas como medicina, filosofia ou religião de um jeito bem prático. Vem comigo pra saber os detalhes e ver algumas indicações!


Enciclopédias podem falar de assuntos gerais


Olha, tem opções que mostram definições, dicas e curiosidades dos tópicos que falam. Elas costumam vir em ordem alfabética, ou seja, as palavras ficam organizadas de acordo com a primeira letra, tá?


E dá pra achar tipos diferentes desses livros. Por exemplo, as gerais são legais pra quando você tiver dúvidas na escola ou no dia a dia, já que explicam um pouquinho de vários assuntos.


Uma opção incrível é a obra Minha Primeira Enciclopédia Infanto Juvenil, da editora Lafonte. A coleção conta com cinco volumes e é ótima pra estudar desde geografia até o corpo humano.


Agora, quem quiser aprender os detalhes de um tema específico, a dica é apostar nas versões por assunto. Pra se ter uma ideia, você acha títulos sobre ciências, moda, carros, bandeiras e mangás. Adorei!

 


Enciclopédias podem ensinar sobre a natureza


Adora os animais? Então, invista em enciclopédias que ajudam a conhecer os tipos de dinossauro, o corpo dos insetos ou saber como é a vida de bichos que vivem no fundo do mar.


Uma indicação legal é o livro Insectos, aranhas e serpentes: pequena enciclopédia, da Edições 70. Tem informações incríveis de 300 espécies e um monte de ilustrações!

 


Com temas sobre plantas que podem ajudar a cuidar do jardim


E se preferir saber mais sobre flores, ervas e frutos, vale a pena investir nas que falam sobre esse assunto, viu? Elas trazem detalhes importantes, como o nome científico dos vegetais e até o tipo de clima que gostam.


Sem contar que vêm com fotos e esquemas lindos que ajudam a entender melhor as informações. Uau!

 

kit de livros sobre plantas

Esse kit traz fotos e informações sobre mais de 3 mil plantas de jardim!


Você acha até algumas que ensinam a usar folhas e pétalas na cozinha, sabia? Pois é! O livro Plantas que curam, da editora Online, mostra mais de 100 espécies que podem ajudar a tratar pressão alta, colesterol, diabetes e enxaqueca.

 


Pra conhecer e cuidar do corpo


Por falar nisso, as de saúde são ótimas pra conhecer o corpo humano e as doenças.


Uma opção bacana é a Enciclopédia da saúde para toda a família, que tem 9 edições. Ela explica técnicas de primeiros socorros, funcionamento do organismo e até as emoções. Foi feita na Universidade Harvard, viu?


Além disso, dá pra achar versões com informações bem profundas de temas específicos dessa área, como diabetes, autismo ou HIV. Ideais pra quem trabalha com isso ou quer entender os detalhes do assunto.


E você também encontra títulos próprios pras crianças. Eles explicam de um jeito fácil pra turminha e são cheios de ilustrações coloridas!

 

capa da enciclopédia corpo humano

Essa vem com um pôster pra decorar o quarto infantil!

 


Aprenda mais sobre religião


Quer saber sobre religiões e espiritualidade? Vale a pena dar uma olhada nas enciclopédias de teologia, bíblia, esoterismo ou apologética.


Na coleção Estudos da Teologia, da editora Semeie, você pode conhecer melhor as Doutrinas de Deus, Jesus e do Espírito Santo em 3 volumes.


Já na Enciclopédia da bruxaria, de Doreen Valiente, consegue aprender o significado de vários termos ligados às magias, ao ocultismo e às ideias dessa religião. Gostei!


Agora, quer um livro com funções bem modernas? Então, aposte na Enciclopédia histórica da vida de Jesus, da editora Pae. Ela conta com mapas, imagens e explicações sobre Jesus. O melhor é que tem códigos especiais pra pôr no smartphone e ver vídeos de lugares importantes nessa história. Arrasou!


capa da enciclopédia da vida dos personagens bíblicos

O livro fala sobre os personagens da bíblia em ordem alfabética

 

Gostou? Essas e outras enciclopédias tão te esperando aqui no Magazine Luiza. Vem conferir!

 


Saiba mais


Ah, uma dica pra aproveitar melhor esses livros é manter um caderno com as anotações em dia. Na matéria Dicas pra organizar o caderno eu separei algumas ideias pra fazer isso de um jeito prático.


E se tiver dúvida sobre o significado de palavras estrangeiras enquanto estuda, é só instalar o app Google Tradutor. Ele te ajuda a traduzir 108 idiomas diferentes direto pelo smartphone! Tá disponível pra Android e iOS.


Conte com o Magalu Conecta pra te dar uma mãozinha na hora de baixar esses e outros aplicativos!