Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Entre em forma com o exercício correto

Entre em forma com o exercício correto

Descubra os exercícios certos para cada objetivo e ganhe o corpo que você sempre quis!

Fitness e Musculação

Atualizado em 29 Fev 12

2 min de leitura

Na hora de começar a malhar, a maioria dos iniciantes segue a mesma rotina básica: abdominais, agachamento, cadeira adutora, rosca, supino... Porém, mais do que nomes diferentes, cada um desses exercícios fortalece uma parte do corpo em especial. Como cada pessoa tem um físico e um objetivo de fitness diferentes, é fundamental saber para o que cada um deles serve e montar a série mais adequada para você entrar em forma!

Em primeiro lugar, é bom entender que por mais que as prioridades sejam diversas, você sempre deve trabalhar seu corpo como um todo, e não exercitar apenas uma área específica. Por exemplo, mesmo que você priorize pernas e glúteos, é importante manter alguns exercícios de braço e abdômen. Então mesmo que a sua intenção não seja ter um super bíceps, não dá para ignorá-lo! Uma boa opção para você é investir em um Banco Multi Exercício ou uma Estação de Ginástica, como a Power 2 da Diadora, que oferece mais de 40 possibilidades de malhação em um só aparelho.

Com isso em mente, estabeleça suas prioridades. Se você quer pernas mais fortes e torneadas, agachamentos trabalham a parte anterior das coxas (quadríceps) e glúteos! Para potencializar esse exercício, existem aparelhos como o Act Balance Stepper, que simula o movimento de subir e descer escadas e torna as agachadas mais intensas.

Os meninos costumam se preocupar mais com o peitoral e braços, e o famoso Supino age exatamente nos músculos do peito, enquanto os exercícios localizados com Halteres Soltos são direcionados aos músculos menores. Para ganhar um bíceps digno de Stallone, por exemplo, o exercício com Rosca é fundamental. Já para o tríceps (músculo do ?tchauzinho?) faça o movimento com o peso em direção à testa ? não por acaso, esse exercício se chama testa mesmo.

Além dos pesos e aparelhos tradicionais, existem também acessórios de fitness que potencializam a malhação e são super versáteis. O Bosu é um dos mais populares, pois vai desde abdominais até apoio para dificultar flexões de braço, passando por exercícios funcionais de equilíbrio. O Bosu da Torian, por exemplo, é um ótimo aliado para o seu corpo!

Independente da série que você for montar, o mais importante é respeitar seus limites e conhecer o seu corpo. Assim, além de músculos e beleza, você ganha também uma vida mais equilibrada e saudável!