Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Enxoval bem cuidado

Enxoval bem cuidado

As peças de cama, mesa e banho necessitam de cuidados especiais durante a lavagem

Cama

Atualizado em 16 Dez 11

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Todo cuidado é pouco com lençóis, toalhas de banho e de mesa. No entanto, isso não significa que essas peças não possam ser lavadas em casa, a não ser, é claro, que haja recomendação expressa para lavagem a seco. Para economizar esforço e dinheiro basta tomar alguns cuidados, que já devem começar no momento em que você compra ou ganha as peças: é preciso lavá-las antes de usar para eliminar pequenas sujeiras que se acumulam na loja.

Na lavagem, a regra de ouro é separar as peças de cama, mesa e banho das demais roupas. Depois, separe-as de acordo com o tipo de tecido. Evite, principalmente, misturar suas peças com outras que contenham poliéster. As bolinhas que esse tipo de tecido solta colam nas outras peças, comprometendo a maciez delas. Roupas com botões e zíperes também merecem atenção, pois podem danificar as peças mais delicadas durante lavagem.

Os produtos utilizados durante a lavagem são um capítulo à parte. O sabão deve ser suave. Se houver peças coloridas ou com bordados em cor, é melhor evitar agentes de coloração azul ou alvejantes, que podem provocar desbotamento.

Cuidados por tipo de tecido

Algodão Fibras Sintéticas Linho Seda
A primeira lavagem deve ser feita separadamente das outras roupas. Preste atenção na temperatura da água, se estiver muito quente, a peça encolhe. Detergentes suaves evitam descoloração. Nunca lave em alta temperatura. Na hora de secar, evite fazer isso na máquina ou colocar no sol: há risco das fibras endurecerem. A lavagem deve ser feita preferencialmente a seco. Molho e água em temperaturas altas fazem o tecido encolher. Se for pendurada para secar, a peça se deforma. Também deve ser lavado a seco. Em casa, a lavagem deve ser sempre com água fria. Lavagem em temperatura alta ou secagem são proibidas. Se aparecerem manchas, é melhor recorrer ao tintureiro.

O tipo de cada peça também influencia na maneira como você deve lavá-la.  No caso das roupas de cama, por exemplo, deve-se inicialmente, separá-las em claras e escuras.  Na hora de colocar na máquina, não exagere. Uma quantidade excessiva pode resultar em quebra de fibras mais sensíveis, como as do algodão egípcio. A água utilizada deve ser sempre morna e o enxágue frio. O sabão indicado é o neutro suave. Para conservar as fibras, procure usar pouco detergente, a não ser que as peças estejam muito sujas. Assim que terminar a lavagem, retire as roupas da máquina e sacuda antes de colocar para secar, quando elas ainda estão úmidas. Essas duas ações ajudam a reduzir o enrugamento do tecido.

No caso das toalhas de banho, não se deve usar amaciante, que diminui a absorção do tecido. Se elas forem felpudas merecem uma atenção especial: são necessárias algumas lavagens para que elas atinjam o seu nível máximo de maciez e absorção, resultado da quebra das fibras. As de tecido alveolado também devem ser lavadas em água morna e com detergente suave.

As toalhas e outros produtos de mesa são bem resistentes. No entanto, peças em linho devem sempre ser lavadas em água morna (com enxágue final frio) e sabão suave. E para diminuir o enrugamento antes de secar, deve-se tirar as peças da máquina assim que terminar a lavagem e agitá-las bem.