Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Escola para o corpo e a mente

Escola para o corpo e a mente

Judô traz incontáveis benefícios para adultos e crianças

Artes Marciais

Atualizado em 21 Out 11

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Uma das artes marciais mais praticadas no mundo, o Judô pode ter seu nome traduzido como ?caminho suave?, e é exatamente disso que se trata. Um suave caminho para a saúde, a descoberta do corpo e a autodisciplina. 

Desenvolvido pelo mestre japonês Jigoro Kano, o judô busca habilitar as pessoas para que elas sejam capazes de usar a sua energia, física e mental, de forma mais eficiente. Não é à toa que uma das máximas que orientam os judocas é o ?o mínimo de esforço com o máximo de eficiência?. Assim, o praticante de Judô desenvolve exercícios e movimentos que buscam trabalhar o conjunto de músculos do corpo, o raciocínio e a capacidade aeróbica e anaeróbia. No Japão, a prática da modalidade é obrigatória para todos os integrantes das forças armadas.

Um praticante de judô melhora o condicionamento físico e ganha força, especialmente nos músculos das pernas, braços e abdômen. Da mesma forma, eleva-se a agilidade de raciocínio e ação, além de uma melhora da elasticidade e da resistência. Disciplina, espírito de companheirismo, lealdade e concentração são alguns dos benefícios intangíveis que o Judô também proporciona.

Para alcançar tudo que a modalidade pode oferecer, recomenda-se a prática pelo menos três vezes por semana, em aulas de uma hora e meia, que chegam a queimar cerca de 800 calorias.

Como todo mundo sabe, o Judô é indicado para praticamente todas as idades, mas apresenta benefícios ainda maiores para as crianças, que devem começar a praticá-lo tão cedo quanto possível. Na idade pré-escolar, as crianças estão descobrindo o mundo e desenvolvendo seu corpo e capacidades, o que torna essencial a estimulação psicomotora dos pequenos. O Judô possibilita que a criança experimente movimentos novos e diferentes, melhorar a coordenação motora, desenvolva seu domínio corporal e amplie o seu repertório de movimentos a partir dessas experiências.

Além disso, o Judô interfere no caráter do praticante, uma vez que sua filosofia é voltada para o bem-estar físico, mental e social.

As aulas ocorrem em lugares chamados dojôs, em cima de pisos especiais acolchoados, os tatames, que absorvem os impactos e diminuem as possibilidades de lesão nas quedas, tornando esse esporte bastante seguro. No entanto, como em qualquer outra prática esportiva, é bom ir ao médico antes de começar a praticar. Outro item obrigatório é comprar um bom kimono. No magazineluiza.com você encontra ótimas opções com excelentes preços!