Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Escolhendo a adega

Como escolher o modelo ideal para armazenar seus vinhos

Acessórios para Queijos e Vinhos

Atualizado em 31 Out 11

3 min de leitura

Tem coisa mais gostosa que aproveitar um fim de semana de folga ou chegar depois de um dia cansativo no trabalho e tomar uma taça de vinho? Pra quem aprecia essa bebida, é fundamental saber armazenar as garrafas em adegas climatizadas.


E hoje em dia existem dezenas de opções muito legais. Algumas podem até dar uma incrementada na decoração da sua casa! Ou seja, é um investimento que vale muito a pena.


Mas fique atento: na hora de escolher o modelo ideal para você, é preciso levar em conta alguns fatores como tamanho, número de garrafas e temperaturas de armazenamento, tá?


Detalhes que fazem a diferença

O ideal é escolher um modelo que tenha o painel de programação e o mostrador de temperatura na parte externa, assim você não precisa abrir sua adega sem necessidade. Outro detalhe muito importante é saber se o modelo possui espaços com diferentes temperaturas, para que você possa, por exemplo, guardar os vinhos brancos e espumantes separados dos vinhos tintos. Eu vou detalhar as principais dicas para você fazer a melhor escolha!


Armazenamento

É o primeiro passo. Você precisa pensar no tamanho da adega climatizada levando em conta a capacidade de armazenamento, ou seja, quantas garrafas cabem dentro dela. Existem dezenas de modelos que comportam 8, 16, 30 e até mais garrafas!


As gavetas costumam ser vazadas para que a circulação interna de ar mantenha todas as garrafas na temperatura ideal. Outro ponto importante é dar preferência aos modelos com gavetas basculantes. Isso ajuda na hora de olhar as garrafas sem ter de ficar puxando, correndo o risco de danificar os rótulos. Aqui é importante não esquecer outro detalhe importante: o espaço que você tem disponível na sua sala ou cozinha para instalar a adega.


Temperatura

Como já falei lá em cima, escolha um modelo que tenha o visor de temperatura externo para evitar ficar abrindo a porta. E o mais importante, veja qual o limite de temperatura que a máquina oferece. Cada tipo de vinho precisa estar resfriado a uma temperatura diferente. Os tintos, por exemplo, devem ficar entre 14ºC e 18ºC. Já para espumantes, a temperatura indicada gira em torno de 6ºC. E sabe o que é o mais legal? Existem modelos que oferecem compartimentos com diferentes temperaturas, assim você armazena cada tipo de bebida no local ideal.

Se você gosta de vinhos, não dá pra ficar sem uma adega em casa


                   
Sistema de refrigeração

Basicamente existem 2 opções: o termoelétrico e o compressor. O sistema termoelétrico faz a troca de calor com o ambiente para manter a temperatura interna. Nesta opção, o recomendado é que a adega fique em um local mais fresquinho, longe do sol, tá? Isso pra que ela possa manter a temperatura certa e não prejudique os vinhos. Já o compressor funciona mais parecido como uma geladeira. Por isso, tome muito cuidado na hora da compra  para ter certeza que o modelo é silencioso!

                    

Com uma adega assim, seu vinho vai estar sempre pronto pra você beber

Iluminação e design

Um detalhe que pode fazer toda a diferença, não é mesmo? Você deve optar por um modelo que combine com a decoração da sua casa. Existem cores, formatos e acabamentos variados. Prefira modelos que tenham portas de vidros especiais e ofereçam proteção contras raios UV, assim eles podem ficar em qualquer espaço. Sem isso, a adega deverá ficar em algum lugar onde não bata diretamente a luz solar. Se a adega tiver luz interna, escolha modelos com lâmpadas que não geram calor. Existem opções que emitem alertas se algo está errado como a porta ter ficado aberta ou uma pane elétrica!


Trava de segurança

Pode até parecer exagero, mas não é. Especialmente para quem gosta de vinhos mais caros. Para garantir a segurança, existem modelos com travas e alarmes. Existem até adegas com sensores biométricos para liberar a abertura. Chique, não é mesmo? Isso também evita que as crianças fiquem mexendo no aparelho e possam danificar as bebidas.  

 

Ah, não esqueça de escolher marcas conhecidas que tenham uma rápida assistência em caso de problemas. Imagina perder seus vinhos porque a adega climatizada parou de funcionar? Agora que você já sabe tudo sobre como escolher sua nova adega, que tal olhar as opções no site do Magazine Luiza e escolher o modelo ideal pra sua casa! Gente, é uma mais linda que a outra.