Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Escova de aço, veja quais são os tipos

Escova de aço, veja quais são os tipos

Saiba quando usar cada tipo de escova de aço!

Abrasivos

Atualizado em 13 Abr 20

3 min de leitura

Gente, as escovas de aço manual, circular, de aço trançado, do tipo copo ou pincel servem pra limpar e dar acabamento em superfícies resistentes, como ferro, aço, borracha, granito e madeira. Mas, cada modelo tem uma característica que ajuda na hora de trabalhar com certas peças ou superfícies, sabia? Quer saber mais? Então vem comigo que te conto!

 


Escova de aço manual

 

Olha, a escova de aço manual é muito usada em trabalhos pequenos, ou seja, pra dar acabamento numa peça específica e não num piso inteiro, sabe?

 

E é um acessório muito prático e útil de se ter casa porque serve pra várias atividades, como limpar a grelha da churrasqueira, por exemplo! Ela pode ter formado reto, retangular ou redonda.


 
Essa escova manual é retangular e tem cinco fileiras de cerdas

 

Escova de aço circular

 

A escova de aço circular é a mais comum pros modelos elétricos. Ela existe em vários tamanhos, pra ser encaixada em furadeiras, esmerilhadeiras e lixadeiras, e serve tanto pra limpeza como pra remoção de ferrugens, vernizes e tintas.

 

E olha só: com o formato redondo, dá pra usar também em superfícies que não são retas. Legal!
 


Essa escova circular tem 150 milímetros de diâmetro e é ideal pra esmerilhadeiras

 

Escova de aço trançado

 

A escova de aço trançado tem várias linhas de aço unidas, por isso é mais resistente que a circular e tem também uma durabilidade maior! Ela foi criada pra eliminar sujeiras que já tão impregnadas nas superfícies e não saem com facilidade.
 


Além de limpar, essa escova também serve pra polir e lixar

 

Escova de aço tipo copo

 

A base dessa escova de aço parece um copo, por isso o nome. Ela foi feita assim pra encaixar em diversos tipos de ferramentas elétricas, viu?

 

Além disso, tem uma camada de proteção entre a base e as cerdas, o que faz com ela seja mais resistente!


 
Essa escova vem com uma rosca na base pra encaixar na ferramenta elétrica

 

Escova de aço tipo pincel

 

A escova de aço tipo pincel é parecida com a tipo copo, só que as cerdas são mais finas. E como ela é bem flexível, serve pra trabalhos em superfícies mais irregulares ou ásperas.

 

O formato também permite limpar dentro de objetos e em cantinhos difíceis de alcançar. Ela pode ser usada em furadeiras ou em retíficas.


 
A escova tipo pincel tem cerdas onduladas

 

Tipos de aço da escova

 

E olha só: tanto a escova de aço manual como a elétrica podem ter as cerdas de três  tipos de aço: carbono, inox e latonado. A escova de carbono é ideal pra limpezas de objetos doméstico, que são mais frágeis, viu?


Agora, a de inox é mais resistente e é indicada pra limpeza e remoção de superfícies de metal. E além disso, ela não oxida!


Já o aço latonado, é mais flexível que as outras e também serve pra polir, lixar e eliminar tintas e ferragens. Gostei! 


Quer saber mais sobre como é feita a sua escova de aço? Então, dá uma olhadinha aqui que te explico!


E se tiver precisando de uma mãozinha com algum serviço aí na sua casa, é só contar com a ajuda nos nossos parceiros. Dá uma olhada aqui!


Aqui no Magazine Luiza você encontra as melhores escovas de aço e escova para furadeira pra sua obra ou reforma!