Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Esquadro: Conheça os tipos

Conheça essa ferramenta e saiba pra que serve

Ferramentas para Medição e Precisão

Atualizado em 28 Jun 21

3 min de leitura

Esquadro

Gente, o esquadro é uma ferramenta de precisão bem prática que mede os ângulos, inclinações e distâncias de um desenho num projeto gráfico ou quando tá fazendo um móvel, por exemplo. Ele costuma ter formato de triângulo ou L e é fundamental na engenharia civil, arquitetura, urbanismo, marcenaria, entre outros. E o legal é que cada modelo é indicado num estilo de trabalho diferente. Quer saber quais são? Então vem comigo que eu te conto!

 

O esquadro simples ou carpinteiro


Pra começar, o esquadro simples, também conhecido como carpinteiro, é bom pra quem só precisa de um instrumento que complete a caixa de ferramentas. Ou seja, é ótimo em cumprir as tarefas básicas de medição. Aí sim!


Esse tipo vem com o formato em L e uma das partes mais compridas, que tem o gabarito de medidas e que geralmente é feita de metal. Além disso, apresenta um cabo menor e faz um ângulo de 90 graus.

 

O speed forma um triângulo completo


O esquadro speed, chamado ainda de rígido, é ideal no trabalho da marcenaria e da carpintaria, com destaque nas madeiras maciças. É que ele descobre os ângulos de um jeito bem preciso e certeiro. Além disso, conta com o diferencial de criar marcações paralelas que vão ajudar no corte.


Já num estilo de marcenaria mais delicado, o modelo é incrível também, por ter detalhes que podem ser bastante úteis. E o mesmo vale na técnica do desenho, tá? Gostei!

 

O esquadro magnético vem com um ímã


Agora, o esquadro magnético é uma ferramenta ótima quando você precisa medir ângulos em trabalhos usando a solda, viu? Ainda é indicado pra esquadrejamento e ponteamento de peças.


É ele que vai colocar as partes de aço nos lugares certinhos antes de começar a soldagem. E o melhor é que, por ter o ímã, o esquadro consegue segurar as barras e as chapas de aço sozinho. Ou seja, você fica com as mãos livres, o que ajuda muito todo o processo.


Outra vantagem é que ele consegue fixar em vários ângulos diferentes. Arrasou!


 Esquadro magnético
Alguns modelos de esquadros, como esse magnético, podem vir em kits!

 

O combinado tem mais de uma função


Olha, o tipo combinado junta um esquadro principal, pra 45 e 90 graus e um esquadro de centragem, que ajuda a achar o meio de circunferências, Além de um transferidor de ângulo, pra verificar a inclinação de ângulos de peças e tubulações, por exemplo.


Ah, e um dos diferenciais sobre os outros esquadros é que o cabo dele é móvel, ou seja, pode se mexer pela parte que é a régua de medição. Desse jeito, dá pra medir em vários ângulos distintos, até 180 graus, e funciona como um graminho, que é o instrumento mais preciso na hora de marcar a madeira.


Por fim, o esquadro combinado é indicado pra trabalhos com carpintaria, marcenaria e manutenção mecânica, combinado?

 

O esquadro universal tem formato de L


Agora, o universal conta com um transferidor embutido e é bastante versátil em diferentes funções e trabalhos. Isso porque é ótimo nas marcações que oferece, como pontos de dobradiça e traços angulares.


Se você quer investir num esquadro pra uma atividade, como o desenho, pode apostar no modelo universal, tá?

 

O material dos esquadros


Outro detalhe pra observar nos esquadros é o material. Peças feitas de aço, alumínio ou madeira costumam ter melhor qualidade e durar mais tempo. E mesmo as partes de fixação das arestas e o cabo, por exemplo, devem ser consideradas, viu?


Os modelos de alumínio geralmente são modernos e contam com ajustes que podem guiar transportadores, serras e chanfros. Legal!


Esquadro speed 
Esse esquadro speed é feito em alumínio!


E aí, já sabe qual tipo de esquadro é o ideal pra você? Aqui no Magazine Luiza você encontra!

 

Saiba mais:


Tem interesse na área do desenho técnico, e quer conhecer melhor as ferramentas necessárias? Então dá só uma olhadinha na matéria Desenho técnico: conheça os materiais.


E pra trabalhar bem, é fundamental contar com uma boa superfície, né? Se quiser investir numa cômoda, contrate o serviço dos nossos parceiros em Serviço Profissional.


Quer ter um app que te ajuda a calcular o tempo dos projetos, materiais e tarefas, entre outras vantagens? Baixe o Bosch Toolbox, disponível em Android ou iOS.