Estabilização óptica de imagem
Saiba como funciona este super recurso dos smartphones
Gente, é impressionante como a qualidade das câmeras dos smartphones fica cada vez melhor, não é mesmo? Além de tirar fotos mais realistas e gravar vídeos em altas resoluções, as câmeras começaram a receber recursos profissionais. Entre eles, temos a estabilização de imagem. Quer saber como funciona?! Vem comigo!

O que é isso e como funciona?
Sabe quando você tira uma foto e ela fica tremida? Isso acontece quando trememos a mão, ou tiramos uma foto em movimento, e por isso o sensor de imagem precisa ser ?estabilizado?, ou seja, ficar o mais estável possível enquanto o sensor está tirando a foto! Entendeu!?
A estabilização de imagem é um recurso herdado de câmeras fotográficas comuns, como é o caso do recurso ?SteadyShot? das câmeras Sony. Ele nasceu da necessidade de tirar fotos sem aquelas ?tremedeiras? em ambientes profissionais, já que nem sempre era possível usar um tripé para estabilizar a câmera na hora do click.
Estabilização óptica
Esse tipo de recurso é chamado ?estabilização óptica de imagem?, já que usa um recurso físico dentro do sensor para estabilizar a imagem, e está presente nos smartphones mais modernos, como o LG G3 e G4, Sony Xperia Z3, Samsung Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, iPhone 6 Plus e os Lumias 830, 920, 920 e 1020. Ahh, vale lembrar que ele não é capaz de corrigir grandes movimentos, como virar o braço muito rápido enquanto tira uma foto, mas resolve a maioria dos casos de fotos tremidas. Bacana, né?
Estabilização digital de imagem
Tem também o segundo tipo, que é a estabilização digital de imagem, que aumenta o ISO da câmera, que é a abertura de luz, e a velocidade do obturador para tirar uma foto mais rápido, eliminando a possibilidade de tremer a câmera na hora de tirar uma foto.
Esse tipo de recurso, está presente em quase todos os smartphones mais básicos do mercado, já que as limitações de preço do fabricante impedem que um sensor óptico de estabilização de imagem seja instalado. Mas olha só, o resultado final não é tão bom, mas pelo menos ajuda a evitar que algumas fotos saiam tremidas.
Agora que você sabe tudo sobre estabilização da imagem, que tal aproveitar pra fazer novos clicks, hein?!