Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Estufas para salgados

Preparei dicas para você escolher, manter e transformar este item em uma máquina de vendas

Cozinha Industrial

Atualizado em 21 Out 14

2 min de leitura

                 

Gente, quem trabalha com alimentação e oferece diferentes tipos de salgados precisa ter uma estufa, né? Afinal, além de funcionar com uma vitrine, ela também ajuda a conservar os alimentos. Agora, se tiver precisando de algumas dicas pra escolher a estufa ideal, vem comigo que eu te ajudo!


Como escolher a minha estufa?

Olha, a primeira dica é escolher a estufa com a quantidade ideal de separações pro seu comércio, tá? Tem estufas com 1, 2, 3 e até 4 prateleiras e elas também podem ter bandejas internas pra você acomodar os salgados.

Também é importante decidir qual é a largura ideal da estufa, e isso pode variar bastante. Tem as estufas menores, pra ficar em cima do balcão, ou as bem maiores, que precisam ficar no chão.

A escolha do tamanho da estufa, números de prateleiras e bandejas depende do espaço disponível no seu comércio e na quantidade de salgados que vende por dia, tá?


Vapor ou convencional?

A estufa convencional usa apenas a circulação do calor dos próprios alimentos e o isolamento térmico pra manter os alimentos aquecidos, viu? E dependendo do tipo de salgado, assim que você retirar da estufa, pode precisar dar uma rápida aquecida com a ajuda de um micro-ondas ou forno elétrico.

Já a estufa a vapor aquece as bandejas com água na base. Isso ajuda a manter os alimentos sempre quentinhos e sem ressecar a massa. Além disso, esse tipo de estufa tem controle preciso de temperatura através de um termostato. 

                


Como manter minha estufa sempre pronta pra usar?

Tem algumas dicas bem legais pra te ajudar a manter a estufa sempre conservada, limpa e com uma boa aparência pros clientes, viu? E é bem simples seguir todas elas. Olha só:

- Tirou os salgados do forno? Espere pelo menos 30 segundos antes de arrumá-los na estufa. Assim você evita vidros embaçados.

- E pra evitar o ressecamento da massa dos salgados, mantenha o umidificador das estufas a vapor sempre com água.

- Na hora de limpar sua estufa, tire todos os alimentos e desligue o aparelho, caso tenha o modelo a vapor. Use um pano umedecido com álcool e passe em toda parte interna, incluindo as vitrines. Depois seque tudo com outro pano limpo.
 
- As bandejas da estufa a vapor podem ser lavadas diretamente na pia, usando esponjas e sabão neutro. Espere secar completamente antes de colocar novamente na estufa.

- O ideal é que cada salgado fique no máximo duas horas dentro da estufa, tá? Passado esse tempo, é hora de renovar os produtos na bandeja. Pra não ter desperdícios, calcule quantos salgados vende por dia e em quais horários as vendas aumentam.


Ainda não tem uma estufa pro seu comércio? Então, vale a pena  dar uma olhadinha em alguns modelos incríveis aqui no Magazine Luiza!