Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Exaustor Centrífugo ou Axial

Exaustor Centrífugo ou Axial

Vem comigo que eu te falo mais sobre as vantagens de cada um deles

Automação Comercial

Atualizado em 4 Nov 14

2 min de leitura

Se você quer que o ar do seu comércio ou indústria fique mais limpo, vale a pena investir num exaustor industrial, viu? Mas, antes de comprar um, precisa saber se o ideal pro seu negócio é o modelo axial ou centrífugo! E pode ficar tranquilo, porque eu te ajudo a escolher! Vem comigo!


Diferença entre o exaustor centrífugo e o axial

Olha, a diferença básica entre esses dois modelos é que o exaustor axial é ideal pra lugares que precisam de muita troca de ar, mas sem impurezas demais, como poeira, gordura ou gases tóxicos, tá? Além disso, ele tem a vantagem de ser fácil de instalar em paredes, telhados e até em janelas!


Já o centrífugo é ideal pra segurar pedacinhos de materiais que ficam no ar. Então, ele é perfeito pra lugares que precisam de uma pressão de ar mais potente que consiga inclusive puxar gordura, poeira e até mesmo faíscas de solda! Porém, ao contrário do exaustor axial, ele permite que entre menos ar fresco no ambiente.


Saiba onde usar cada um deles

Axial

É legal pra ventilar e renovar o ar de lugares com muito calor, como fábricas, galpões, danceterias, academias, restaurantes e bares. É feito geralmente de chapas de aço-carbono, que são super resistentes, mas também tem de PVC, Polipropileno, conhecido como PP, ou de fibra de vidro, que dão conta de lugares com umidade e maresia.


Centrífugo

É o exaustor perfeito pra lugares onde o ar fica com restos de material, como gordura, faíscas de solda, partículas de madeira ou solvente e vapor tóxico. Isso porque as pás têm um formato especial pra segurar esses resíduos. É feito de PP, que aguenta altas temperaturas, não corrói, não enferruja, faz pouco ruído e dura bastante. Aí sim, hein!


Ah, e tem exaustor centrífugo de três tipos, tá? Olha só:


Radial -  ele tem menos vazão pra puxar o ar e pressão maior pra puxar partículas do ar. É indicado pra cozinhas com pouca ventilação, oficinas de soldas, oficinas de funilaria, cabines de pintura e lavanderias industriais com muito vapor.  Legal, né?


Siroco -  é o contrário do radial. Ou seja, tem mais vazão pra puxar o ar e pressão menor. Indicado pra lugares com umidade e vapor de água, como banheiros sem janela e cozinhas bem ventiladas, além de ser usado pra secagem de grãos, viu?


CLI ou Limit Load - é o
exaustor industrial centrífugo mais moderno, que junta a potência do siroco com a capacidade de filtrar ar do radial. E ele é ainda mais silencioso que os dois! Por isso, é ideal pra qualquer ambiente hospitalar, já que o ar desses espaços precisa ficar sempre limpinho pra manter todo mundo saudável, né?


E aí, já sabe qual exaustor industrial escolher? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários modelos incríveis! É só escolher o seu!