Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Facilite o corte com o serrote

Facilite o corte com o serrote

Saiba qual é o tipo de serrote ideal pra usar de acordo com cada material

Ferramentas Manuais

Atualizado em 13 Jul 18

3 min de leitura

                

Tá precisando de uma ajudinha pra cortar madeira, plástico e outros materiais de um jeito rápido e descomplicado? Então, vale a pena investir num serrote! Agora, pra ter um trabalho de qualidade com praticidade, precisa escolher o modelo certo pra te ajudar a serrar. Vem comigo que eu te falo mais sobre serrotes!


Tipos de lâmina

Como tem muitos tipos de serrotes, a dúvida sobre qual é a lâmina ideal cada trabalho costuma aparecer, né? Afinal, é ela que determina o tipo de corte.
A medida pra levar em conta quando for comprar o seu é a Dentes por Polegadas, ou DPP. Cada quantidade de DPP indica qual é o uso ideal do
serrote. Olha só:

32 DPP - é um dos modelos com menor espaço entre cada dente, tá? É ideal pra cortar madeiras, plásticos e metais finos, com menos de 1 milímetro de espessura.

24 DPP - já esse tem dentes com tamanhos diferentes. É ideal pra cortar materiais de média espessura, como PVC e assoalhos e metais a partir de 1 milímetro.

14 DPP e 18 DPP - esses serrotes têm dentes mais separados, pra cortar metais e madeiras mais grossos, a partir de 1,8 milímetro.

Menos de 14 DPP - é ideal pra troncos, galhos e pedaços de madeira natural, mais fibrosa e grossa. Tem serrotes com essa DPP que cortam também metais, como ferros. E deve ser usado em materiais acima de 2 milímetro.


Tipos de Serrote

Agora, pra facilitar ainda mais sua vida na hora de escolher o serrote, eu separei alguns modelos fáceis de encontrar. Assim, você pode procurar o tipo ideal pelo nome direto, em vez de só pesquisar pela DPP, né? Vem comigo:

Serrote carpinteiro - Tem de 30 a 40 centímetro de tamanho e em torno de 30 DPP. Pode ser usado em plástico, alumínio e madeiras mais finas como compensado. O serrote carpinteiro ainda é bem seguro pra ter em casa e trabalhar em bancadas.

                   

Serrote carpinteiro costuma ter 30 DDP, em média

Serrote de costas - ele é ótimo se você precisa cortar peças mais delicadas e que vão ser encaixadas depois. Ele tem de 14 a 16 dpp e também pode ser usado em bancadas. 

                   

Serrote de costas dá ótimo acabamento em peças pra encaixes

Serrote de poda - esse é especial pra fazer podas e trabalhos de paisagismo. É um serrote curvo, que vai afinando na ponta. Tem em torno de 7 DPP e corta vários tipos de troncos e galhos, mas não é ideal pra serrar troncos grandes, tá?

                  

Tem muitos modelos de serrote de poda que vem com kits de montagem

Serrote de ponta - é estreito e pontiagudo, bem diferente dos outros. Além de alcançar lugares mais difíceis, é ótimo pra serrar furos em madeira, gesso, drywall e outros materiais. Tem serrotes de ponta de vários tamanhos e pontas diferentes pra materiais específicos, viu?

                 

Serrote de ponta específico pra gesso

Serrotes profissionais -  eles têm de 4 a 10 DPP e são ideais pra cortar tipos mais grossos e fibrosos de madeira e outros materiais.

                

O serrote profissional é ótimo pra quem corta grandes quantidades de material


Serrotes com serra substituíveis

Além desses serrotes que eu falei, também dá pra comprar só o arco de serra! Assim, você compra as serrinhas de vários tamanhos pra ele e faz a troca sempre que precisar.
 
A vantagem desse tipo de ferramenta é poder usar ela em vários materiais sem precisar ter vários serrotes. Prático, né?

O arco de serra pode ter o quadro fixo ou regulável. O fixo, ao contrário do regulável, não tem aquele tipo de ajuste pra você deixar ele certinho no tamanho da lâmina.

                

Mini-arco de serra fixo é uma ferramenta pequena e útil

Além de ser fixo ou regulável, tem vários tipos de arcos de serra. Olha só:

Arco de serra de poda - muito resistente, é usado pra fazer podas com serras feitas de aço.

                 

O arco de serra de poda é flexível e muito resistente

Arco de serra pra ferro - Tem a mesma resistência do arco de serra de poda, mas é específico pra cortar ferro com resistência e flexibilidade.

                

O arco de serra pra ferro também têm modelos reguláveis

Arco de serra pra açougue - é um arco de serra com material antibacteriano pra usar em alimentos. Ele é usado com serras que tem menos de 10 DDP e serra ossos e outras partes fibrosas bem duras das carnes. Incrível!

               

Tem arco de serra bem resistente específico pro açougue


Gostou? Aqui no Magazine Luiza tem os melhores modelos de serrotes. Vem conferir!