Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Farmacinha do bebê: como organizar

Farmacinha do bebê: como organizar

Veja como organizar e limpar os principais produtos pra saúde do bebê

Medidores e Testes

Atualizado em 13 Abr 20

3 min de leitura

Gente, é importante manter a farmacinha do bebê sempre limpa e organizada, porque é nela em que você vai deixar os remédios do bebê, junto com as receitas e itens de primeiros-socorros. A higiene é fundamental pra que esses produtos fiquem sempre em dia e prontos pra serem usados! Quer algumas dicas de como organizar e limpar a sua? Vem comigo que eu te ajudo!


O que colocar na farmacinha

Olha, se a sua farmacinha é uma caixa pequena, deixe nela somente os remédios de uso diário do bebê, aplicador e dosador de medicação, receitas e contatos médicos, tá?


Agora, se for um tamanho médio, dá também pra colocar flaconetes de soro fisiológico, algodão em bolinha, cotonete, um vidrinho de álcool 70%, aspirador nasal e termômetro, que são itens bem usados no dia a dia.


Outra ideia é ter uma caixa pequena só pra esses acessórios, e outra pros remédios, tá?


E se a farmácia for uma caixa de vime maior e mais funda, dá pra guardar também lencinhos umedecidos, fraldas, um potinho de algodão pra limpeza do bebê e a pomada antiassaduras. Assim, ela guarda tudo o que precisa pra higiene e saúde do bebê, e em menos espaço. Gostei!


Cuidados com a farmacinha

E é muito importante que a farmacinha tenham chave e cadeado, viu? Assim ela fica longe das crianças e você evita acidentes graves com o uso de remédios por elas!


Agora, se a caixa não tiver como ser trancada, a melhor decisão é por ela numa gaveta longe do alcance das crianças, mas que seja acessível pra você quando precisar usar numa emergência.


Outro cuidado é sempre checar a validade dos medicamentos a cada 6 meses, ou toda vez antes de usar, pra garantir que não tem nenhum vencido na caixinha. E os que não são de uso diário, devem sempre ser guardados com a bula e a receita médica pra, se precisar, você saber quando e como o bebê deve tomar eles, tá?


Onde guardar

A primeira gaveta da cômoda ou do trocador é ideal pra guardar essas caixas, porque assim os remédios ficam num lugar seco, fresco e longe do sol pra não estragarem. Evite por no banheiro, que é úmido, ou em cima de móveis que pegam o sol!


Só que não vale ter aromatizador na gaveta dos remédios, que é pra medicação não pegar cheiro, nem gosto, combinado?


Mantenha a farmacinha limpa

O melhor jeito de manter a farmacinha em dia é deixando ela sempre fechada pra não pegar poeira. Mas mesmo assim, ela vai sujar por fora. Então passe um pano úmido nela a cada 15 dias, viu?


Aí, uma vez por mês é importante fazer uma limpeza mais profunda. Pra isso, tire os remédios e passe o pano por dentro, sempre com produtos que não vão deixar cheiro depois. Use produtos de higiene, como álcool ou vinagre.


E se a farmacinha for feita de produtos como plástico ou vidro, use uma
esponja macia e detergente neutro pra lavar. Mas se ela tiver revestimento de tecido, por exemplo, use uma escovinha de limpeza com detergente neutro pra tirar a sujeira mais pesada sem desbotar, e um pano macio pra secar, tá?


 
Use sabão neutro, pano e esponja macia pra limpar as de tecido


Outro detalhe é que você deve esperar a farmacinha ficar bem seca antes de guardar os medicamentos de novo, assim evita o mofo!


Tá precisando de mais inspiração pra se organizar? Então aproveita e clica aqui pra conhecer as bandejas pra decorar o quarto do seu filho!


Agora, quer controlar o calendário de vacinação e outros pontos importantes da saúde do bebê? Minha dica é o bebê conecta, um app pra você manter agenda de consultas e muito mais num só lugar! Tem pra Android e iOS!


E se tiver precisando de uma ajudinha pra montar os móveis pra chegada do pequeno ou pra mudança de fase dele? Clica aqui e vem conferir os serviços oferecidos pelos nossos parceiros!


A farmacinha ideal pro bebê tá aqui no Magazine Luiza! Vem conferir!