Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Fecho do porta-mala: conheça

Fecho do porta-mala: conheça

Esse acessório pode melhorar a segurança do seu carro

Rack e Suporte

Atualizado em 25 Ago 21

2 min de leitura

duas pessoas próximas a traseira de um carro e uma delas está fechando o porta mala

Gente, o fecho do porta-mala é uma peça automotiva muito importante pra segurança do automóvel. Isso porque ajuda a manter o bagageiro trancado e os itens que tiverem dentro protegidos. Precisa trocar esse acessório? Vem comigo que eu te ajudo a escolher!


Fechos mecânicos são tradicionais


Olha, um tipo bastante popular é o mecânico. Ele também pode ser chamado de fecho manual, já que precisa usar uma chave ou apertar um botão que fica na tampa do bagageiro pra abrir.


Uma vantagem desses modelos é que dá pra controlar o porta-mala sem destravar as outras portas.


Além disso, você encontra tipos bem práticos, como os que trancam automaticamente quando bate o bagageiro. Adorei!

 

peça fecho do porta-mala com chave do carro junto

Os fechos mecânicos, como esse, vêm com chave reserva


Fechos elétricos são práticos pro dia a dia


Quem prefere uma opção moderna pode gostar dos fechos elétricos. Eles costumam ser ativados por aqueles controles do alarme, sabe? Ou seja, é só apertar um botãozinho se quiser abrir ou travar o porta-mala.


O melhor é que, além de ajudar a melhorar a segurança, facilitam o dia a dia. Não precisa nem descer pra destrancar o bagageiro! Muito prático, né?


Destravas de porta-mala: tipo popular em carros de passeio


Outra versão que funciona de um jeito parecido é a destrava de porta-mala. A diferença é que esse modelo não usa um controle remoto, já que o lugar de ativar fica direto no automóvel.


Geralmente, tem que instalar um botãozinho na parte de dentro do veículo, perto do volante. Assim, o motorista pode trancar ou abrir o bagageiro quando tiver sentado no banco.


Ah, e as destravas também costumam ter a opção de funcionar com chave, tá?


Como escolher o fecho do porta-mala ideal?


Precisa ficar de olho se o fecho é o certo pro seu carro, viu? E tem alguns detalhes importantes.


Por exemplo, se escolher um fecho elétrico pra um modelo que não conta com as conexões próprias pra esse acessório, ele não vai funcionar.


Também é necessário levar em conta o modelo e o ano do veículo. O bom é que esse tipo de detalhe costuma vir na descrição da peça.


E sabe o que é bem legal? Dá pra escolher peças originais ou similares, de empresas sérias e confiáveis, e que vão funcionar direitinho. Aí sim!


E ai, já escolheu o fecho do porta-mala? Uma dica importante é contar com a ajuda de um chaveiro profissional pra fazer a instalação. Dessa forma, é mais garantido que tudo vai ser feito na medida certa!


Aqui no Magazine Luiza tem vários tipos de fecho do porta-mala. Vem conferir!


Saiba mais


Ainda tem dúvidas sobre como proteger o seu auto? Vale a pena investir num dispositivo antimicha. Dá uma olhadinha na matéria Dispositivo antimicha: saiba mais que eu te conto os detalhes.


Outra ideia legal é apostar num rastreador de veículos. O Quartix, por exemplo, te ajuda a saber onde o carro tá direto pelo smartphone! Tá disponível em Android e iOS.


Alinhar e balancear os pneus também é uma coisa bem importante pra dirigir com mais tranquilidade! Pra isso, você pode contar com os serviços dos nossos parceiros, que tal? Aproveita!