Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Feijão: conheça diferentes tipos

Feijão: conheça diferentes tipos

Dá pra fazer várias receitas com cada um deles!

Alimentos

Atualizado em 1 Jul 20

3 min de leitura

Gente, o feijão é um dos grãos mais gostosos pra comer durante as refeições, né? E o bom é que tem vários tipos pra escolher, como o feijão carioca, preto, bolinha, branco, fradinho, vermelho e feijão-de-corda! Além disso, esse ingrediente é fonte de proteínas, fibras, carboidratos, potássio, vitaminas e ferro, fundamental pra evitar anemias e ter um corpo cheio de energia. Que tal saber mais sobre esses tipos de feijão? Então, vem comigo!


Feijão: versátil, macio e saboroso


Pra começar, o feijão é um alimento que combina com muita comidas. Ele leva uns 30 minutinhos pra ficar pronto na panela de pressão. Mas, também pode ser preparado se tiver de molho de um dia pro outro e, depois, ir direto pra panela por uns 50 minutos.


Agora, olha só alguns feijões que ficam ótimos pra saborear:


Feijão carioca: esse é o mais popular, e um dos mais fáceis de achar. Além disso, o feijão carioca é de cor marrom rajado, faz bastante caldo e ainda é uma ótima opção pra sopas e hambúrgueres! Muito bom!

O feijão carioca é rico em vitaminas do complexo B


Feijão preto: é um clássico pra feijoada, né? E ainda produz um caldo bem grosso e combina com carnes salgadas, como a de sol. O feijão preto também libera um aroma muito bom que chama a atenção antes e depois do seu cozimento!

 

O feijão preto combate envelhecimento da pele


Feijão branco: é uma opção cheia de sabor, ainda mais se tiver junto com manteiga e alecrim! E o feijão branco é ideal pra caldos, sopas, saladas e o cassoulet, um tipo de feijoada da culinária francesa. Outra vantagem dele é pra dietas de emagrecimento, pois dificulta a transformação de carboidrato em açúcar, viu?

O feijão branco é ótimo pra versões vegetarianas de hambúrgueres e almôndegas


Feijão fradinho: ele é branco com uma manchinha preta, fácil de reconhecer! E ainda é um dos principais ingredientes pra massa de acarajé, sabia? Pois é! Sem contar que o feijão fradinho fica muito bom pra misturar em saladas e farofas.

O feijão fradinho tem um sabor frutado, além de ser fonte de zinco, ideal pra memória


Feijão vermelho: esse tipo é muito usado pra caldos com carne vermelha, chili e fica ótimo com molho de tomate, viu? O feijão vermelho conta com um gosto bem forte!

O feijão vermelho ajuda a evitar o câncer e a formação de placas de colesterol


Feijão bolinha: é muito tradicional na culinária portuguesa! Vai bem com saladas quentes, carne seca e legumes, além de ser um ingrediente que faz toda a diferença em pratos com bacalhau e peixes. Uma dica é derramar fios de azeite por cima do feijão bolinha pra dar ainda mais sabor. Que delícia!

O feijão bolinha é um aliado pra combater doenças nos ossos, como a osteoporose


Feijão-de-corda: outro clássico da culinária brasileira, presente principalmente em pratos como o baião de dois e em aperitivos e entradinhas! O feijão-de-corda também é conhecido por suas baixas calorias e pouca gordura.

O feijão-de-corda é conhecido no Norte e Minas Gerais como feijão-macaçar ou caupi


Gostou desses tipos de feijão? Aproveite e escolha o seu favorito aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Ah, e que tal experimentar e fazer o feijão numa panela de pressão elétrica? Dá uma olhadinha nessa matéria aqui!


Agora, se quiser arrasar numa deliciosa feijoada, vale a pena contar com o aplicativo Receitas de Feijoada, viu? Ele traz até mesmo opções vegetarianas, light e muito mais, é só baixar pra Android.