Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Fita ou fio dental: qual usar?

Fita ou fio dental: qual usar?

Dá uma olhada nas diferenças entre os dois tipos pra higiene bucal!

Produtos de Higiene

Atualizado em 26 Jan 21

3 min de leitura

Gente, a fita dental e o fio dental são dois itens de higiene muito importantes na hora de cuidar da saúde da boca, viu? Isso porque limpam áreas em que a escova não alcança. Assim, ajudam até a evitar doenças no coração e no estômago. Agora, quer saber qual é o ideal pro seu dia a dia? Vem comigo!


Diferenças entre a fita e fio dental


Olha só, o fio dental é aquele bem fininho e roliço. Já a fita dental é mais larga e achatada.


Os dois ajudam a tirar restos de alimentos entre os dentes. Agora, como a fita dental é maior, tira mais rápido as sujeirinhas. Mas se os dentes forem bem juntinhos, o melhor é usar o fio dental porque alcança bem tudo o que precisa, viu?

 

Esse fio dental vem com sabor de menta. Bem refrescante!


O fio também é bom pra quem tem a arcada estreita e com apinhamento, que é quando um dente fica em cima do outro ou meio tortinho. Na dúvida, o melhor é perguntar pro dentista qual o é ideal pro seu caso, combinado?

 

Essa fita dental é encerada e passa mais fácil entre os dentes


Como usar o fio e a fita dental


Tanto a fita como o fio dental são usados do mesmo jeito. Você primeiro corta um pedaço de uns 40cm, centímetros, de comprimento. Aí enrola a fita ou o fio em volta dos dedos médios, pra dar firmeza, tá?


Então, segurando com o polegar de cada uma das mãos, vai passando. Pode fazer isso de um jeito bem delicado, como se fosse um arco, de um lado pro outro.


Precisa fazer em todos os dentes da boca! E é importante que o fio ou a fita chegue até a gengiva, pra evitar a placa bacteriana e a formação de tártaro.


Ah, não pode usar de novo nenhuma partezinha do fio ou fita já sujos, combinado?


Quando usar o fio e a fita dental?


Olha, os especialistas recomendam o uso do fio ou da fita dental pelo menos uma vez por dia. Pode ser antes ou depois de escovar os dentes.


Os dois tipos ajudam a evitar cáries e doenças que começam com problemas na boca, como a endocardite, que é uma inflamação no coração.


Ah, e se tiver dificuldades pra usar a fita ou o fio dental tradicional, dá pra escolher outras opções pra fazer essa função. Alguns exemplos são o palito interdental, o fio dental com haste e pequenas escovas pra limpeza entre os dentes. Legal!


Outros cuidados com a saúde bucal


Além de passar o fio ou a fita dental, é preciso escovar os dentes ao acordar e depois de cada refeição. E você deve trocar a escova de dentes no máximo a cada três meses, além de usar o antisséptico ou enxaguante bucal pra limpeza ficar completa!


Também não deixe de visitar o dentista uma vez ao ano pra fazer uma avaliação geral dos dentes e da gengiva, combinado?


Aqui no Magazine Luiza você encontra a fita e o fio dental que tá procurando!


Saiba mais:


Quer mais dicas pra deixar o sorriso em dia? Então vem comigo conferir a matéria Higiene bucal: quais cuidados tomar?


Ah, pra hora da escovação ficar mais divertida, que tal baixar o aplicativo Brush DJ? Ele acessa a sua biblioteca de música e escolhe uma delas pra tocar por dois minutos, tempo médio de uma boa escovação. Disponível pra Android e iOS!