Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Fogão portátil sempre novo

Fogão portátil sempre novo

Eu tenho algumas dicas bem práticas que vão ajudar muito seu trabalho

Adega

Atualizado em 5 Out 18

4 min de leitura

Gente, o fogão portátil é ótimo pra quem quer um aparelho compacto pra fazer receitas quentes em casa. Além disso, ele é ideal pra quem viaja muito e precisa preparar refeições na praia ou em acampamentos. E o bom é que, com alguns cuidados simples, o seu aparelho vai durar muito mais tempo! Quer algumas dicas de como limpar e guardar esse fogão? Então vem comigo!


Limpando o fogão a gás

Antes de limpar seu fogão portátil a gás, garanta que o registro da válvula de gás tá desligado, viu? Afinal, segurança em primeiro lugar!


E como o seu fogão pode ter mesa esmaltada, chapa de inox ou de vidro, é bom ficar ligado no jeito certo de limpar cada um. Por exemplo, o tipo esmaltado você limpa com detergente ou produtos multiuso e pode usar uma palha de aço.


Já o de inox ou vidro devem ser limpos com uma esponja macia com sabão neutro em pasta, limpador multiuso ou álcool. E pra limpar as gradinhas, queimadores e o forno, se o seu fogão tiver um, use esses mesmos produtos, tá?


Ah, e nunca use nada corrosivo como ácido ou amoníaco em nenhum tipo de fogão! Esses materiais de limpeza queimam ou mancham a pintura e podem até tirar as camadas de tinta.


E se você limpou as partes de inox, mas elas continuam com marcas, a dica é usar um produto próprio pra limpar esse tipo de material. Ele vai ficar brilhando!
 

O inox manchou? Use produtos próprios pra ele que seu fogão fica novinho!


Outra dica é fazer a limpeza do seu fogão só depois que ele esfriar, pra não ter problema com choque térmico. É que o choque pode manchar a mesa de vidro e enfraquecer a proteção dos materiais esmaltados, fazendo eles descascarem ou criar trincas na pintura.


Agora, se a sujeira que caiu em mesas, queimadores ou forno for muito grudenta, espere esfriar um pouquinho, mas não muito antes de começar a limpeza. Nesse caso, a peça deve estar morna. Daí, é só usar um paninho úmido que ela sai fácil!


Mas se ela já esfriou, não tente usar facas e outros objetos com pontas pra não furar ou riscar seu fogão, viu? O ideal é ligar o aparelho até amornar a sujeira e ela ficar mole de novo. Ou então, use uma espátula plástica própria pra limpar fogão, combinado?


Limpando o fogão elétrico

Os fogões portáteis elétricos são os que têm uma chapa que esquenta usando resistência, sabe? Essa chapa pode ser vazada, em formato de serpentina, com furinhos ou lisa e sólida, muitas vezes feita de material antiaderente.


Mas mesmo com materiais antiaderentes, pode acontecer de grudar alguma sujeira mais pesada na mesa, que geralmente é feita de inox, viu? Daí, pra limpar, use a mesma dica do fogão portátil a gás: passe um paninho úmido com ela ainda morna, pra desgrudar restos de comida com facilidade.


Ah, mas lembre sempre de tirar o fogão da tomada antes de começar a limpar, tá? Nunca limpe a chapa ainda quente ou com o aparelho ligado na tomada.


Agora, quando ele tiver frio, o jeito certo de limpar a chapa é usando esponja bem macia com detergente neutro. Se a parte de cima da chapa não sai pra lavar, nunca jogue nenhum material de limpeza direto nela. É que pode molhar por dentro do fogão e acabar estragando as partes elétricas dele. A dica é colocar sempre o produto na esponja e só então passar no fogão.

A chapa em formato de serpentina como esta exige cuidados. Não use a força


Também é bom evitar muita pressão ou força, tá? A chapa é parte mais delicada, porque é nessa área que fica a resistência. Então, se precisar tirar a sujeira mais pesada dela, lembre das dicas que já passei: fique longe dos objetos com pontas! Ligue o fogão e deixe a sujeira amolecer que ela sai fácil. Depois de limpar, seque bem a chapa com um pano macio.


Como conservar seu fogão

O fogão portátil pode ficar boa parte do ano sem ser usado, né? Então quando for guardar o aparelho, siga essas dicas extras pra ele durar por muito mais tempo:


- Nunca apoie nada em cima do fogão. Pode acabar amassando a grelha e até quebrando as chapas!

- Nunca guarde seu fogão sem limpar, viu? Restos de terra ou areia em campings e praia podem estragar ele, principalmente se entrarem nas partes elétricas.

- Se você tá voltando da praia, a dica é passar um pano com produto multiuso e secar bem, mesmo que seu fogão pareça limpo. É que a maresia pode grudar nele e enferrujar as partes de metal com mais facilidade, tá?

- E na hora de guardar, embrulhe seu fogão portátil num plástico pra ele não pegar poeira. Assim vai ser até mais fácil usar da próxima vez!

- Guarde seu fogão num armário, área de serviço ou depósito bem arejado longe do sol e do calor. Assim, a cor dele não fica desbotada.


Tudo bem fácil, né? Agora, se você ainda não tem um fogão portátil ou precisa de um novo, clica aqui e olha as dicas que eu preparei pra te ajudar na escolha do modelo certo.


Quer deixar seu fogão portátil como novo? Os melhores acessórios pra ele tão aqui no Magazine Luiza! Vem conferir!