Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Freezer Industrial: como limpar

Freezer Industrial: como limpar

Eu tenho algumas dicas super práticas pra te ajudar no dia a dia!

Cozinha Industrial

Atualizado em 9 Abr 18

3 min de leitura

Gente, pra quem vende gelo e alimentos congelados, o freezer industrial é o mais adequado pra guardar tudo com mais segurança, já que, ao contrário do freezer convencional que usamos em casa, o industrial é próprio pra resfriar em grandes quantidades, conseguindo atender a sua demanda sem problemas! Mas, pra que ele funcione direitinho você precisa cuidar muito bem dele, principalmente na hora de limpar e descongelar, viu? Agora, se você tem dúvidas ou não sabe como fazer isso do jeito certo, não se preocupa! Vem comigo que eu te explico tudinho!


Quando descongelar

Tanto o freezer horizontal, quanto o vertical precisam que a limpeza seja feita no tempo certo, viu? É que, o ideal é descongelar ele quando o gelo tá com a espessura de meio dedo.


Alguns freezers são do tipo cycle defrost, que precisam descongelar só uma ou duas vezes por ano. Bem mais prático, hein? Mas, nesse caso, precisa ver direitinho o que recomenda o fabricante dele, tá?


Daí, quando for descongelar, a primeira preocupação sempre deve ser com os alimentos ou gelo que tão guardados no freezer! É que, as comidas nunca devem ser descongeladas e congeladas de novo porque podem estragar!


Então, guarde elas em caixas de isopor com gelo! E é muito importante não misturar alimentos prontos com camarões e carnes cruas nessa etapa. É que, se ficarem em contato pode haver algum tipo de contaminação, e causar vários problemas de saúde.


Por exemplo, alguns alimentos crus tem salmonela, que é uma bactéria que pode causar diarreia, vômito e náuseas intensas. Também não pode esquecer que várias pessoas são alérgicas a camarão e frutos do mar. Daí, se elas comerem algo que ficou guardado junto desse tipo de alimento, podem ter alguma reação alérgica muito grave! Então, tome bastante cuidado com isso, combinado?


Depois de guardar seus alimentos congelados no isopor separadamente, é só desligar o freezer e tirar toda a água descongelada dele. Daí, é a hora de preparar a limpeza.


Um jeito bem fácil na hora de tirar a água é usar um baldinho pra se livrar do excesso e finalizar com um paninho seco.


Ah, se ele tiver demorando pra descongelar e você tiver pressa, nunca use facas ou outros objetos de metal pra raspar o gelo, viu? É que eles podem furar o freezer! Então, use sempre uma espátula de plástico, tá?


Como limpar

Olha, é importante não confundir descongelamento com limpeza, viu? São coisas diferentes! O descongelamento é só deixar o gelo derreter e tirar a água do freezer. A limpeza é quando você usa produtos pra limpar ele por fora e por dentro. Agora, se preferir, pode aproveitar quando ele tá descongelando pra limpar! 


Nesse caso, na parte de fora você pode usar limpadores multiuso ou até mesmo álcool. Já na parte de dentro, nunca use nenhum produto de limpeza que pode contaminar, criar cheiro ou gosto na comida que vai ficar guardada!


A dica então é usar sempre uma xícara de vinagre branco e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio pra cada dois litros de água. Daí, passe um pano úmido com essa solução na parte de dentro e use um paninho seco que não solte fiapos quando for secar o freezer, tá?


O vinagre e o bicarbonato de sódio limpam, tiram o cheiro e desinfetam o freezer sem afetarem o sabor dos alimentos que você vai guardar! Aliás, pode usar o vinagre branco num pano pra limpar até os freezers com porta de vidro que guardam os congelados que você vende! O vidro fica um brinco, viu?


Depois que o freezer tiver bem sequinho, é só ligar. E, quando ele começar a gelar, é hora de guardar os produtos congelados. Fácil, né?


Dicas de limpeza e manutenção

Pra ter alimentos seguros e o freezer funcionando por mais tempo, olha só essas dicas que eu preparei pra você:


- Sempre instale seu freezer nas áreas longe de calor, como fogão, forno, fritadeiras, chapas ou grill.

- Nunca coloque ele perto de janelas onde a luz do sol e a claridade vão fazer o motor trabalhar mais pra manter o freezer gelado.

- O freezer precisa ficar a uma distância de 10 centímetros da parede pro ar poder circular, viu?

- As bobinas também sujam e precisam de um técnico especializado pra limpar elas. Nesse caso, tem que fazer a manutenção no período que é indicado pelo fabricante no manual pra não prejudicar o seu freezer!

- Sempre conserve alimentos e carnes em embalagens bem vedadas, de preferência à vácuo, já que duram por mais tempo.

- O ideal é anotar a data que o freezer foi limpo. Assim, fica mais fácil ter uma noção de quando fazer a próxima faxina nele!


Gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários modelos de freezers industriais. É só escolher!