Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Geladeira com economia de energia

Geladeira com economia de energia

Gente, olha só como economizar a energia do seu refrigerador!

Geladeira / Refrigerador

Atualizado em 6 Abr 15

2 min de leitura

Gente, preparei uma matéria especial cheia de dicas para economizar energia na cozinha! E resolvi começar pelo refrigerador. Vem conferir!
 

 

Na temperatura certa

 

Olha só, a dica em geral é que o termostato da geladeira fique entre 2º e 6º. No inverno, o ideal é ficar em 2º ou 1º. Vale lembrar que o ajuste deve ser feito sempre de acordo com o manual de instruções do fabricante, tá?

                                

            
Abra só quando for preciso

 

Agora, o abre e fecha da porta faz com quê a geladeira gaste mais energia. Isso porque, ela tem um motor ligado automaticamente para resfriar a temperatura interna. Quando a porta da geladeira é aberta, o ar interno que está mais frio que o ar externo escapa e a temperatura interna sobe, ligando imediatamente o motor por meio de um termostato que fica dentro da sua geladeira. Ou seja, quanto mais tempo ou mais vezes você abrir e fechar a porta, maior será o consumo de eletricidade.
 

 

Descongelar é preciso

 

Você sabia que a crosta de gelo aumenta o consumo energético? Pois é! Para gastar menos energia com o uso da geladeira, descongele regularmente. No caso da geladeira Frost Free, esse processo não é necessário, já que ela já faz o descongelamento automático, por causa dessa tecnologia, o ar fica circulando dentro da geladeira o tempo todo e por isso, gasta mais energia que a geladeira com degelo manual.

 


Não guarde alimentos quentes

 

Outra dica é não colocar alimentos quentes ou recipientes destampados na geladeira. Assim, você evita que o motor faça um esforço maior do que o habitual e gaste ainda mais energia para manter o refrigeramento interno.

 


Geladeira não é varal

 

Um detalhe que parece brincadeira, mas é mais comum do que você imagina.  Ainda tem gente que usa a geladeira como varal e utiliza a parte traseira dela para secar panos, tênis e roupas. Evite, porque essa atitude faz com que o refrigerador gaste mais e mais energia que o necessário, viu?

 


A importância dos selos

 

Ah, esse item é muito importante: verifique o consumo declarado pelo fabricante e também se a geladeira tem o selo de economia de energia Inmetro/Procel.

 


Borrachas de vedação

 

E por último, não esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado. Veja sempre se as portas estão fechando direitinho.

 

E ai, gostou!? Agora é só colocar em prática, hein! Se gosta de organização em casa, então aproveite as ofertas de prateleira de geladeira.