Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Ginástica laboral

Conheça seus benefícios

Pilates e Yoga

Atualizado em 25 Set 13

2 min de leitura

A ginástica laboral é uma atividade de pausa, que teve as primeiras práticas na Polônia ao redor de 1925 e era destinada a operários. Na atualidade é realizada nos mais diversos segmentos de atividade laboral e praticada desde o setor administrativo ao de linha de produção.

Esta prática começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos realizados no próprio local de trabalho. O trabalhador se exercita com a própria roupa ou uniforme, já que esta atividade não provoca sudorese e cansaço físico excessivo, por se tratar de um exercício de baixa intensidade.

Trata-se de um conjunto de práticas elaboradas a partir da atividade profissional exercida. A técnica procura compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando e as tonificando.

A Ginástica laboral analisa a importância da reeducação postural e o alívio do estresse do dia a dia.

A duração das sessões varia de 10 a 15 minutos diários para se ter um resultado significante na musculatura desenvolvendo a flexibilidade e a força do praticante.

Esta atividade não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração e visa promover a saúde e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Conheça os benefícios:

Fisiológicos: possibilita uma melhor utilização das estruturas corporais como maior eficiência e menor gasto energético. Promove o combate e prevenção das doenças profissionais, como LER (lesão por esforço repetitivo). Reduzindo os afastamentos por licença saúde do trabalho. Além de combater o sedentarismo, estresse, depressão, sintomas de transtornos psíquicos. Melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura. Promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho. Reduz a sensação de fadiga no final da jornada.

Relaxa o corpo, bem como os principais benefícios fisiológicos relacionados ao exercício sobre o sistema cardíaco, respiratório, esquelético, entre outros.

Psicológicos: motivação por novas rotinas, melhora do equilíbrio biopsicológico, da autoestima e da autoimagem, desenvolvimento da consciência corporal, combate as tensões emocionais, melhora da atenção e concentração.

Sociais: favorece o relacionamento social e o trabalho em equipe. Melhoria das relações interpessoais.

Empresariais: redução dos gastos com afastamentos e substituição de pessoal. Diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidentes e lesões. Melhoria da imagem da instituição junto aos colaboradores e a sociedade. Favorece o aumento da produtividade.

Então! Depois de você ler todos estes benefícios que a ginástica laboral promove, ainda vai ficar parado? Mexa-se!