Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Guia completo sobre portas

Guia completo sobre portas

Vem conhecer os diferentes estilos e os acessórios delas

Janela e Porta

Atualizado em 10 Jul 17

3 min de leitura

Gente, a porta é essencial pra dar privacidade e segurança, além de ser responsável por dividir os ambientes da casa ou do apartamento. Agora, com tantas opções de estilos, fica bem mais simples escolher o tipo certo pro imóvel com algumas dicas. Quer ver só? Vem comigo!


 

O que levar em conta ao escolher a porta


Pra começar, é importante escolher o tipo de material da porta. Ela pode ser de madeira, MDF, aço ou alumínio.
 

Os modelos de madeira ou MDF são bastante usados porque combinam com quase todos os ambientes. Além disso, não costumam fazer muito barulho.


E sem falar, que é possível encontrar opções pintadas de diversas cores. Aí sim, hein?
 

Essa porta de MDF é branca e tem estilo supermoderno


Agora, se você precisa de uma opção mais resistente, a dica é investir nas de alumínio ou ferro. Essas são indicadas pra colocar em áreas abertas, como quintais ou áreas de serviço, pois não enferrujam e aguentam melhor a chuva e o sol forte.

 

Essa porta de alumínio vem com parte de vidro


Já as portas de aço são ótimas pra ficar na entrada ou em áreas que podem ser acessadas por desconhecidos, já que são reforçadas. Então, é uma proteção extra contra arrombamentos. E dá pra encontrar opções pintadas com esmalte sintético.


 

Essa porta de aço de correr é branca e fica um luxo na varanda!


Decidindo o modelo da porta


Agora, depois de escolher o material, é a hora de definir o estilo da porta. Um dos tipos que faz muito sucesso é a pivotante, que é aquela que vem com puxador no lugar da fechadura. Sem falar que é mais larga que os outros modelos. Por isso, é ideal pra fachada da casa.


E o legal é que dá pra escolher o modelo do puxador. Essa peça que é bem cumprida pode ser curvada, reta, ou de tubo, tá?

 

Essa porta pivotante é de madeira maciça e conta com um puxador curvado


Já os modelos de correr são bons pra separar os ambientes de dentro do imóvel, por exemplo, da sala pra sacada. Isso porque, quando abrem, dão a sensação que é um ambiente só.

 

Essa porta de correr é de madeira com quadrados de vidro


E tem ainda a porta camarão, que abre pro lado e dobra no meio, sabe? É que ela vem com as dobradiças no meio e não nas laterais como os demais modelos.


Esse tipo é ótimo pra banheiros e áreas de serviço, pois não ocupa muito espaço.


 


Essa porta camarão é de madeira. Linda, né?
 

Investindo nos acessórios pra porta


Daí, depois de decidir qual é a porta ideal pra sua casa, vale a pena olhar também pros acessórios como o sensor de porta, que serve pra proteger o imóvel, pois dispara um aviso caso for aberta sem autorização ou fora do horário programado. E pra programar, basta usar seu smartphone!


Outro acessório bem legal é a guarnição. Essa peça funciona como uma moldura que fica junto com o batente. Então, protege a parede durante a instalação da porta. Muito bom!


E aí, já sabe como escolher a porta perfeita pra sua casa? Então, é só encontrar ela aqui no Magazine Luiza.
 

 

Saiba mais:


Precisando de ajuda com a reforma? É só contar com os serviços de nossos parceiros!


Agora, antes de instalar a porta nova, é preciso medir direitinho as paredes antes, né? Pra isso, é possível usar o app My Measures. Ele tá disponível pra Android e iOS.


Ah, e você às vezes perde objetos dentro de casa e quer encontrar tudo de um jeito mais prático e rápido? Na matéria Tipos de localizador de objetos eu te mostro como fazer isso!