Home-studio ou estúdio em casa
O que é preciso para montar um home-studio básico?

Foi o tempo que ter um estúdio era exclusivamente para quem tivesse dinheiro sobrando. Hoje com um investimento relativamente pequeno é possível realizar o sonho de gravar suas composições sem sair de casa!

Veja como é simples montar um home-studio
O que você precisa afinal?
1- O primeiro passo é escolher a interface de gravação, que também conhecida como interface de áudio. Hoje em dia, há interfaces pequenas e mais simples destinadas para um home-studio, capazes de realizar a totalidade de ações de gravação de um equipamento de um estúdio de maior investimento.
A interface de gravação é responsável por transformar o sinal que vem do instrumento ou de um microfone em registro digital, aqueles códigos de um computador, sabe?
As interfaces vêm com seu próprio programa de gravação. Hardware acompanhado de software, em linguagem de computador.
2- Você também precisa de um computador ou notebook com configuração atualizada. E praticamente todos os modelos de computador, de diferentes marcas, permitem a conexão com um sistema de gravação.
É aconselhável seguir as orientações dispostas na interface de gravação por destinar os requisitos necessário do seu computador para evitar problemas de incompatibilidade.
Se você já tem o computador, aconselhamos então cruzar a informação até chegar a interface ideal.
3- Para gravar sua voz você precisará de um microfone condensador. Se pode investir em um único microfone procure um com registro grande de frequências. Vale lembrar que ouvido humano capta sons de 20 hertz a 20000 hertz. A nota mais grave de um piano está em 22,5 hertz. Um microfone com um grande espaço de frequência possibilita que você grave mais instrumentos.
Mas se você pode investir, é muito legal ter microfones condensadores especializados, por exemplo, um de frequência média, um de frequência grave, outro agudo e um kit de microfones para bateria.
4- Para gravar instrumentos em linha você precisa de um direct-box: equipamento que regulariza o sinal, que emite instrumentos como a guitarra e o contrabaixo.
Em linha quer dizer conectado por um cabo modelo P-10.
5- Para finalizar você também vai precisar de Cabos XLR e P-10. O XLR é para conexões de um microfone na interface de gravação, ou do Direct-box na interface de gravação. Já o P-10 serve para a conexão de um instrumento, guitarra ou violão, no direct-box ou até mesmo diretamente na interface.
Quer uma dica muito boa? Ter bons cabos é parte fundamental de uma boa gravação!
Reunidos os equipamentos é só partir para a gravação!