Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Hora do banho uma verdadeira diversão

Hora do banho uma verdadeira diversão

Saiba como transformar a hora do banho de seu filho num momento de lazer!

Banho e Pós-Banho

Atualizado em 1 Out 9

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Os cuidados com a higiene do bebê são indispensáveis para a saúde. E a hora do banho pode ser mais prazerosa para pais e filhos com o uso de uma boa banheira.

Antes de analisar as opções lembre-se que o banho é um hábito, no mínimo, diário. Portanto, a durabilidade da banheira e o conforto que a mesma proporciona para a criança e para o adulto são quesitos que merecem extrema atenção.

As banheiras com suporte, por exemplo, ficam na altura ideal para que o ato de dar banho no bebê não seja desconfortável para os pais ou acarrete dores nas costas. Isto aconteceria facilmente se fosse necessário ficar abaixado para lavar o recém nascido numa bacia ou banheira comum. Na maioria dos casos, o suporte é dobrável, ocupa pouco espaço e pode ser guardado atrás da porta, quando necessário. Num apartamento pequeno, o banho pode ser dado no quarto e, depois, a banheira ser colocada para secar na área de serviço, enquanto o suporte é ?escondido? embaixo da cama. Quando for escolher pense no seu dia a dia.

Se na sua residência não há problema de espaço uma boa opção são as banheiras com tampo acolchoado que servem de apoio durante o ?pós-banho?, facilitando o trabalho da mamãe para secar, colocar a fralda e vestir o bebê. Este modelo pode ser usado no dia a dia como trocador. E também dispõe de versões com suporte dobrável.

Algumas banheiras têm saboneteira e apoio para shampoo, condicionador, sabonete líquido e porta toalha. Essa característica facilita muito na hora do banho, pois todos os itens podem ser concentrados na banheira, evitando a necessidade de pedir para alguém buscar algo ou ter que dispor os produtos de higiene sobre um móvel.

Segurança

Mesmo pouca água pode representar perigo para o bebê, jamais o deixe sozinho na banheira. Se for necessário buscar alguma coisa, atender ao telefone ou a campainha enrole a criança na toalha e leve-o com você.

Não esqueça também de estar atenta para a temperatura da água. Só coloque o bebê na banheira depois que verificar se não está muito quente para uma pele tão sensível. A pele das costas das suas mãos tem a sensibilidade semelhante a pele do bebê. Faça sempre um teste encostando esta parte das mãos antes de submergir o bebê na banheira.

Antes do banho

? Reúna tudo que vai precisar: sabonete, shampoo, condicionador, toalha, fraldas, pomada anti-assaduras, talco, roupas.

? Prepare a banheira com água em temperatura agradável.

? Molhe o bebê aos poucos, começando pelos pezinhos. Com uma das mãos apoie o pescoço e a cabeça do pequenino e com a outra o banhe bem devagar.

Diversão

Para os pequeninos, o banho pode ser sinônimo de alegria. Incentive seu filho a se divertir com essa atividade, existem muitos brinquedos desenvolvidos especialmente para esse momento. Os tradicionais patinhos de borracha, atualmente, têm a companhia de polvos e caranguejos. Há ainda brinquedinhos a corda que se movimentam na água, garantindo a alegria do seu bebê.

Toda a família deve participar: o papai, os avós e os irmãos podem cantar, mexer na água, e movimentar os brinquedinhos para estimular o bebê. Lembre-se que para ele tudo é novidade: as cores dos brinquedos, a textura da espuma, as ondinhas quando algo se movimenta e até o barulho que suas mãozinhas fazem ao bater na água são uma grande descoberta e merecem o entusiasmo de todos ao redor. Participe dessa festa.