Hora do café É com Cafeteira Italiana
Cafeteiras com design diferente e um conceito mais tradicional no preparo do café!
Tomar um bom café logo cedo é um daqueles prazeres simples, mas são indispensáveis. Existem vários métodos para o preparo da tradicional bebida e até mesmo vários tipos de cafeteira, que vão do antigo coador às sofisticadas máquinas de café expresso importadas.
Uma alternativa interessante para quem gosta de um café mais denso e aromático são as cafeteiras italianas, ou Mokas. Seu design característico e processo de preparação do café, que é debaixo para cima, a facilidade de uso e até mesmo mudanças sociais do pós-guerra propiciaram o sucesso estrondoso do produto em todo mundo.
Criada em 1933 pelo italiano Alfonso Bialetti, é uma dessas invenções que nunca sairá de moda e está presente em 90% dos lares italianos.
Antes de preparar...
Preste atenção a duas coisas. A primeira delas é a qualidade do café. Escolha uma boa marca e, se possível, moída na hora. Depois do uso, guarde a embalagem hermeticamente fechada na porta da geladeira, pois por ser um local pouco frio, auxilia na conversação do pó.
Cuidado redobrado com a água também. O mais indicado seria a água mineral ou até mesmo filtrada. Mas, se a rede de fornecimento de água em sua região tiver bom tratamento, não há problema em usar água da torneira.
Modo de preparo
? Encha a base com água fria até a válvula de segurança;
? Coloque a cuba dentro da base já com água;
? Na hora de colocar o café dentro da cuba não compacte muito o pó. Faça um pequeno monte e deixe que a parte superior da cafeteira se ocupe de ajeitar o café na cuba. Importante: com pouco pó a água passa muito depressa e não produz um café saboroso; com muito, o pó se compacta e impede uma perfeita circulação da água, vazando pela lateral antes de passar pelo filtro interno;
? Feche bem a cafeteira para evitar vazamentos. Caso aconteça de vazar café pela lateral, não abra a cafeteira, pois a pressão poderá provocar um acidente. Coloque a cafeteira moka embaixo da água fria e deixe perder a pressão antes de lavar e recomeçar toda a operação;
? A chama deve ter um diâmetro no máximo igual à base da cafeteira, ou o fogo queimará o pó, tornando o café amargo;
? A tampa da cafeteira deve permanecer aberta para evitar que os gases produzidos prejudiquem o sabor final;
? Antes de servir, mexa o café dentro da cafeteira. No fundo há o café produzido no início, mais denso; no alto, um café mais líquido, mas não menos importante, pois contém as substâncias liberadas por toda a passagem da água;
? Lave imediatamente a cafeteira apenas com água.