Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Impressora 3D: o que é?

Vem ver como essas máquinas funcionam!

Periféricos e Acessórios

Atualizado em 5 Ago 20

2 min de leitura

Gente, a impressora 3D consegue criar objetos físicos a partir de modelos virtuais, sabia? Ela faz isso materializando o que você criou no computador, como se fosse uma escultura! Assim, dá pra criar enfeites pra sala, sapatos, brinquedos, peças de decoração e muito mais. Legal, né? Quer saber como ela funciona? Vem comigo!

 


Como criar uma impressão


Olha, pra começar a usar a impressora 3D, você precisa desenvolver o molde virtual do que quer imprimir num software, como o AutoCAD ou o Sketchup, tá? Depois, é só mandar o que você criou pro programa da máquina, configurar e esperar ficar pronto!

 


Como funciona


Extrusão


A impressão 3D mais comum usa uma técnica chamada extrusão. Esse método funciona como se você cortasse um molde virtual inteiro em pequenos pedaços, mais ou menos como fazer um bolo!


 

Aí, essas fatias formam as camadas e elas são produzidas uma de cada vez pela máquina, usando a matéria-prima que você escolheu. Pra isso, são aplicados fios conhecidos como filamentos.

Todo o processo é feito dentro dessa caixinha. Incrível!

 


Laser


E tem, ainda, as que trabalham com laser e com outras fontes de luz pra esquentar e derreter os filamentos. Aí, um injetor, que é um tipo de seringa, pega essa substância e derrama numa base pra montar a estrutura, viu? Demais!

 


Quais materiais usar


Já o material usado depende do tipo de impressora que você tem. O mais comum em ambientes menores e pequenas empresas é o ácido polilático biodegradável ou PLA, que é o nome científico do plástico biodegradável.


Só que quando você usa os materiais, é importante checar no manual do produto se eles precisam de ventilação específica. Alguns deles podem causar irritação nos olhos e alergias, daí você precisa usar luvas e protetor facial se tiver num espaço apertado, combinado?


As melhores impressoras 3D e filamentos tão aqui no Magazine Luiza pra você escolher! Vem dar uma olhadinha! Aproveite pra conferir as ofertas de caneta impressora 3D e filamento para impressora 3D.

 


Saiba mais


Agora, se você prefere uma impressora ou multifuncional comum, aqui que eu te ajudo a escolher uma.


E pra usar a impressora 3D não precisa ser um profissional, viu? Com o aplicativo AstroPrint, dá até pra controlar ela pelo celular! Ele tá disponível pra Android.


E se tiver precisando de uma mãozinha pra instalar eletrodomésticos ou móveis aí na sua casa, pode contar com a ajuda dos nossos parceiros. Eles oferecem esses e muitos outros serviços!