Ioga para os pequenos
Alguns locais já estão se adaptando para atender crianças, veja o que é necessário!
Muitas mães têm procurado aulas de ioga para os filhos pequenos. Quem pensa que a atividade exige demais das crianças, se engana: com aulas lúdicas e que não exigem esforço físico excessivo, os pequenos trabalham o corpo e a mente. De acordo com o centro Omnisciência, ligado ao Self Realization Fellowship, um dos mais respeitados centros de ioga, mais de 1500 crianças foram orientadas pela instituição brasileira.
A ioga nasceu na Índia, há 50 séculos, e foi desenvolvida entre os anos 200 a.C e 400 d.C. A palavra vem do sânscrito, um dialeto indiano, que significa união. A ioga, seria, portanto, a busca pelo equilíbrio entre corpo, mente e emoções.
A prática é baseada em cinco princípios éticos: não-agressão, verdade, honestidade, desapego, e controle dos sentidos. A ioga infantil é baseada exatamente nestes ensinamentos. A não-agressão, ou ahimsa, em sânscrito, é a primeira lição que elas aprendem. Portanto, as crianças que praticam a arte costumam ter uma visão mais amorosa do mundo.
A consciência corporal é um dos principais benefícios que a ioga leva às crianças, pois as posições trabalham a psicomotricidade, a coordenação motora e a lateralidade.
Despertando o interesse
Uma visão equivocada que muitos tem é de que a ioga é uma religião. Apesar de trabalhar com espiritualidade, a ioga não atende a princípios religiosos. As crianças mais resistentes à ideia de praticar ioga podem ter incentivos dentro de casa. Você pode começar mostrando ao seu filho a bola de pilates. A Gym Ball T9-55, da ACTE, vem na cor vermelha, deixando a atividade mais divertida. A bola aguenta 300 kg e tem 55cm de diâmetro, tamanho que pode ser usado para os pequeninos.
Outra bola colorida é a Fit Ball 75, da Pretorian. Ela é antiestouro e possui superfície aderente, o que representa uma maior segurança para o seu filho. Feita de PVC, ela vem na cor amarela e também possui 55 cm de diâmetro.
Procure a escola de ioga mais próxima da sua casa e veja se eles atendem crianças. Se sim, será uma grande oportunidade para fazer bem ao corpo e à mente do seu filho.