Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Jazz e blues: entenda a diferença

Jazz e blues: entenda a diferença

Conheça esses dois estilos musicais norte-americanos que têm fãs no mundo inteiro

Blues

Atualizado em 25 Mar 20

2 min de leitura

Gente, o blues e o jazz são dois estilos musicais que nasceram nos Estados Unidos e que conquistaram o mundo! Agora, ainda que eles sejam baseados em ritmos parecidos e terem histórias em comum, são diferentes! Quer saber mais? Vem comigo que eu te conto!


Conheça o blues

Olha, um detalhe legal é que os primeiros blues fazia com que um dos participantes cantasse um verso e os demais repetiam junto o mesmo verso, em coro. Tudo na base do improviso, viu? Muito legal!


Aliás, o improviso faz parte tanto do blues quanto do jazz, assim como o canto solo. Só que o blues conta com um perfil mais calminho, quase triste, sabe? Já a base do blues é a guitarra elétrica, a gaita, o baixo e, mais recentemente, a bateria!


E pra quem quer conhecer mais o blues, vale a pena ouvir bandas e artistas como B.B. King, Aretha Franklin e até a banda de rock britânica Rolling Stones, que se inspirou no blues pra criar muitas das suas músicas. Gostei!


 
Aretha Franklin é considerada por muitos a maior cantora americana


Entenda o jazz

Agora, o jazz surgiu nos Estados Unidos também, mas depois do Blues! E o jazz até tem influência do blues, mas é uma mistura da música de bandas marciais e ritmos caribenhos, como o merengue!


No jazz, os músicos usam mais instrumentos do que no blues, como o trompete, a tuba, o saxofone e o clarinete. Costuma ser um ritmo bem animado!

Pros críticos de música, Billie Holiday é a melhor cantora de jazz que já existiu


Ah, os músicos de jazz mais conhecidos da história são Louis Amstrong, Miles Davis e Billie Holliday. Até hoje, eles têm fãs no mundo inteiro. Vale a pena conhecer, viu?


Gostou de saber a diferença entre o blues e o jazz? Se quiser saber mais sobre tipos de blues, é só clicar aqui!


Tem vários CDs e DVDs de blues e de jazz aqui no Magazine Luiza, além de instrumentos pra quem quer aprender a tocar esse ritmo. Aproveita!