Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Lavadora: dicas incríveis pra limpar

Lavadora: dicas incríveis pra limpar

Saiba como limpar a máquina de lavar roupas

Máquinas de Lavar e Peças

Atualizado em 10 Fev 12

5 min de leitura

Sabia que é fundamental deixar sua lavadora sempre bem limpa? Pois é! Isso porque, com o tempo, pode juntar restos, fiapos e sobras de sabão e amaciante dentro dela, o que cria mau cheiro e mofo! Então que tal saber como deixar máquina bem higienizada? Vem comigo que eu te conto como fazer isso!

 


Como limpar os acessórios

 

Pra começar, desligue a lava roupas da tomada. Depois, tire todos os acessórios dela que saem, como o filtro contra fiapos e o dispenser de amaciante e sabão, já que eles devem ser lavados separados, tá?


Mas se você não tem certeza de que essas peças podem ser tiradas da sua máquina pra limpeza, dá uma olhadinha nas instruções do manual da sua lavadora antes, viu?


Depois de tirar essas pecinhas, é só usar sabão neutro e água corrente pra lavar elas. Se estiverem muito sujas e cheias de fiapo, uma escovinha de dentes ajuda, inclusive pra limpar as partes menores.


Mas se faz tempo que você não limpa e a sujeira já grudou, calma que é super fácil de resolver! É só deixar esses acessórios num balde numa mistura de dois litros de água morna, duas colheres de bicarbonato de sódio e uma xícara de vinagre branco da noite pro dia que os restos desgrudam fácil!

 


Limpando o filtro da front load

 

Agora, se a sua lavadora for front load, daquelas que a tampa abre na frente, o filtro não fica visível e não guarda fiapos, tá? Ainda assim, ele precisa ser limpo porque pode ficar algum resto de coisas maiores nele, como uma moeda ou pedrinha, por exemplo. E quando ele fica sem manutenção, pode criar mofo e cheiro ruim ou dificultar o trabalho da lava roupas.


Pra achar ele, é só encontrar a portinha que geralmente fica na parte de baixo da lava roupas, na frente ou atrás dela. Mas tudo bem se você não tiver certeza. A localização dele também tá no manual da sua lavadora!

Nessa lavadora front load, o filtro fica numa portinha embaixo à direita


Na maioria dos casos dá pra abrir a portinha com a ajuda de uma chavinha de fenda. Você vai ver um botãozinho de rosquear, que é a bomba, e uma mangueira. Tire o pininho dela. Vai sair um pouco de água, que já tava na máquina, viu? É normal. 


Em seguida, desrosqueie o filtro e puxe ele. Pra limpar, use sabão neutro e uma escova de dentes. Depois, lave em água corrente e passe um pano úmido com vinagre no espaço em que ele fica encaixado na lavadora, pra prevenir mofo. Daí, deixe ela aberta pra secar bem e, depois, encaixe o filtro de volta.


Ah, e lembre de fechar a tampa da mangueira, tá? Coloque ela de volta pra dentro e feche a tampa do filtro da máquina. É importante rosquear bem a tampa pra evitar vazamentos! Pronto! Já pode usar sua lavadora outra vez!

 


Limpando a máquina de lavar

 

Quando você colocar de volta todos os acessórios, é hora de começar a limpeza da lavadora! Encha o reservatório de sabão com uma colher de bicarbonato de sódio, se a sua máquina é de até 10 kg, ou duas colheres, pra máquinas maiores.


Depois, preencha o restante do reservatório com vinagre branco até o limite permitido. Se o cheiro de mofo tiver muito forte, adicione também uma tampinha de desinfetante de pinho na parte onde vai o amaciante.


Daí, ligue sua lavadora de roupas no ciclo completo. Se ela tiver água quente, use o ciclo mais completo com a temperatura mais alta dela, tá?


Quando a máquina terminar o ciclo, abra ela e limpe a parte de fora. Use apenas vinagre num pano multiuso macio pra limpar a tampa da lavadora e a borracha que fica nela.


Se a sua máquina for front load, ela vai ter borrachinhas duplas. Então é importante ter paciência pra limpar as dobras, viu? E se a sujeira for difícil de alcançar, nunca use nenhum tipo de objeto com pontas, como facas e palitos, pra limpar ou puxar fiapos ou restos que ficam nela. Isso pode furar a borracha! Nesses casos, experimente usar um cotonete úmido com vinagre ou água sanitária.


Agora, se as borrachas tão muito sujas, uma esponjinha macia com duas ou três gotinhas de detergente neutro acaba com a gordura que pode ficar nelas. Em seguida passe o pano úmido com vinagre branco e finalize com o um pano de limpeza seco. Bem fácil, né?


Ah, e se a sua máquina for esmaltada, use produtos multiuso com álcool pra limpar o lado de fora dela. Não aplique nada que tenha ácido ou amoníaco porque ela pode descascar, desbotar ou ter as letras do painel apagadas. E nunca jogue água no painel da sua lavadora, seja ele com botões ou touch. Eles podem ter uma pane!


Às vezes pode acontecer de escorrer produtos e deixar ela amarela. E pra tirar essas manchinhas, use uma esponja ou pano bem macio e esfregue na mancha com uma ou duas gotinhas de sabão neutro. Evite palhas de aço pra não riscar, tá? Depois finalize com o produto multiuso de sua preferência.


Mas se a lavadora for de inox, cuidado com o que você usa pra limpar a parte de fora dela. Inox é um acabamento mais delicado e que pode manchar! O vinagre branco ou álcool são os produtos bons pra ele, mas também tem ótimos produtos específicos pra limpar inox que ajudam a dar um toque final pra ela ficar brilhando!

 


Como manter sua lavadora sempre nova

 

- É importante fazer a higiene do ciclo completo na lavadora uma vez por semana, tá? E a cada 15 dias, faça a limpeza completinha dos filtros e outros acessórios.

- Pra evitar que esses restos de sabão e amaciante se acumulem, você pode adicionar vinagre branco no dispenser junto com eles. O vinagre ajuda a não deixar restos nem nos tecidos nem na máquina de lavar. Legal, né?

- E pra evitar que forme mofo na máquina, sempre deixe sua lavadora aberta pra secar quando terminar de lavar roupa. Se ela fica em área fechada, abra as janelas pra deixar o ambiente arejado e ela secar mais rápido.


Agora, quer saber mais como a secadora funciona e como tirar o melhor proveito dela? Aproveita e clica aqui que eu te conto!

 

Ah, quer uma dica bem prática? Pra não ter preocupação na hora de instalar a sua lavadora, conte com a ajuda dos nossos parceiros de serviços, aqui!


Quer comprar uma lavadora de roupas nova ou acessórios pra sua máquina? Então vem dar uma olhadinha aqui no Magazine Luiza! Aproveite as ofertas de peças pra lavadora como: mangueira de entrada e saída de água e adesivo para painel.