
Gente, os legumes e as verduras são tipos de alimentos vegetais que fazem muito bem pra saúde, viu? Mas mesmo sendo 100 por cento naturais e ricos em vitaminas, são bem diferentes entre si. Por isso, eu fiz uma listinha pra explicar melhor as diferenças de cada um. Vem ver!
O que é verdura?
Olha só, alimentos de folhas e flores costumam ser verduras. É bem fácil de identificar, já que a maioria é de coloração verde! Mas isso não é regra, tá? A alface-roxa, a alcachofra e a couve-flor, por exemplo, são algumas das exceções.
Essas plantas também podem ser conhecidas como hortaliças e as mais famosas são aquelas que vão na salada, como alface, agrião, couve, espinafre, escarola e o brócolis. Mas a lista não para por aí!
Benefícios das verduras e como consumir
Muitas verduras são consumidas cruas! Assim, fica bem prático de incluir nas refeições, né?
Agora, alguns tipos ficam ainda mais deliciosas refogadas ou cozidas. É o caso do brócolis, da couve-flor e da couve.
Só que como se trata de alimentos frescos, é importante guardar sempre na geladeira, tá? Mesmo se tiver assado.
Outra vantagem das verduras, é que são ricas em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Além disso, são ótimos pra fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças como gripes e resfriados. Aí sim, hein?
Ah, e as verduras têm poucas calorias e baixo teor de carboidratos, então é recomendado pra quem tá querendo emagrecer.

Verduras costumam ser ótimas pedidas também pra uso em sucos
E o que são os legumes?
Agora, os legumes são a parte do fruto, dos caules, dos tubérculos, do bulbo ou das raízes dos vegetais, por isso, você acha tipos redondos, alongados, finos e em vários outros formatos. E também tem de diversas cores, como a cenoura, que é laranja, e a beterraba, que é vermelha. Esses alimentos que trazem tons alaranjados são ricos em betacaroteno, que ajuda a proteger a pele, sabia?
Pra entender melhor, a abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate são alguns exemplos de frutos. Enquanto, o palmito, aipo, aspargo e ruibarbo são os chamados de caules.
Já o tubérculos são as batatas e o cará, por exemplo, enquanto a família de raízes é formada por rabanete, beterraba, batata-doce, cenoura, mandioca, entre outras.
Benefícios dos legumes e como consumir
Olha, o consumo dos legumes varia de acordo com o tipo, tá? Algumas como a cenouras, o pepino e o tomate podem ser consumidos crus. Enquanto outros como a mandioca, o quiabo e a batata devem ser cozidos.
E o legal dos legumes é que dá pra fazer de vários jeitos! Pode ser na brasa, refogado, assado no forno, grelhado e muito mais. E dá pra refogar muitos tipos de uma vez só na mesma panela pra misturar os sabores.

Berinjela à parmegiana é uma receita deliciosa!
Outro jeito diferente e bem gostoso de preparar legumes como batata, mandioca e cenoura é colocar numa churrasqueira pra ficar com aquele tostado.
Ah, e eles trazem muitos benefícios pra saúde. São fontes de vitaminas e minerais, ajudando o bom funcionamento do organismo e dando energia. E, ainda, são ricos em antioxidantes, que ajudam a evitar o envelhecimento da pele. Aí sim, hein?
E aí, gostou de conhecer as diferenças entre verduras e legumes? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários itens de hortifruti. Vem conferir!
Saiba mais:
Ah, quer conhecer outros alimentos que são importantes no dia a dia? É só dar uma olhadinha aqui que eu te conto!
E tá precisando de uma força na instalação da sua geladeira pra conservar os alimentos frescos? Clica aqui pra conhecer os serviços dos nossos parceiros!
Agora, se você gosta de receitas saudáveis, vale a pena dar uma conferida no app Receitas Fitness Fáceis, que tá disponível pra Android.