Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Limpeza da casa em tempo de coronavírus

Limpeza da casa em tempo de coronavírus

Como cuidar da sua casa e sua família

Produtos de Limpeza

Atualizado em 15 Abr 20

4 min de leitura

Gente, deixar a casa limpa do jeito ideal ajuda na hora de evitar o novo coronavírus e a doença que ele causa, a Covid-19, viu? E a água sanitária pode ser muito útil! Agora, é importante ficar de olho em vários detalhes e eles mudam dependendo de ter ou não alguém com sintomas morando junto! Quer dicas de como deixar a casa limpinha? Vem comigo!


Cuidados pra não sujar a casa

A ideia é barrar o vírus pra que ele não entre na sua casa, tá? E como o novo coronavírus se prende em qualquer superfície, o cuidado é redobrado!


Então, a primeira dica é ficar em casa o maior tempo possível! Se precisar sair, não entre direto na volta. Tire o sapato e deixe num cantinho. Daí, de meia ou com os pés descalços, leve os produtos até um lugar escolhido pra todos eles quando chegam.


Daí, troque de roupa. Evite chacoalhar elas antes de colocar pra lavar, viu? O vírus pode se soltar e vai espalhar pelo cômodo! Além disso, vale a pena colocar roupas sujas em sacos fechados até lavar. Se sair de bolsa, também pode passar álcool ou água com detergente, dependendo do material do seu acessório.


E muitos especialistas dizem até pra ir direto pro banho depois que precisar sair e voltar, viu?


O próximo passo é a limpeza antes de guardar os novos itens. Qualquer produto que vier de fora deve ser higienizado, de embalagens de entregas a caixas de leite e até mesmo frutas e legumes!


Produtos em recipientes, como sucos em garrafas e leite em caixinha, podem ser lavados com água e detergente. Já os alimentos naturais, como as frutas, precisam passar por água corrente, depois ficam descansando numa solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos e depois vão de novo pra baixo da torneira!


 
Legumes precisam passar por água corrente antes e depois do hipoclorito de sódio


Ah, hipoclorito de sódio é a mistura de bem pouquinha água sanitária com água. Dá pra encontrar ele pronto pra uso também com os nomes de sanitizante pra frutas, spray pra limpeza de verduras e outros.


Decidindo quais produtos usar na limpeza da casa

Olha, vários sabões e detergentes funcionam bem contra o novo coronavírus, mas o que costuma ser recomendado pelos especialistas é a água sanitária porque é bem potente pra desinfetar!


É só misturar uma parte dela pra cada 9 partes de água. Pra você ter uma ideia, é como misturar 7 colheres de sopa, que dá um pouquinho mais de 100 mililitros, com 900 mililitros de água. Ela desinfeta e é bem em conta!


O álcool líquido a 70 por cento também é uma boa pedida!


Quando ninguém na casa tem sintomas da Covid-19

O dia a dia da casa muda bastante se tiver ou não alguém com sintomas da Covid-19! Se não tiver ninguém com febre, tosse e cansaço, por exemplo, o ideal é ir fazendo a limpeza de todos os lugares em que cada pessoa da casa encostar mesmo que ninguém tenha sintoma.


Agora, como isso é muito difícil, deixe tudo desinfetado sempre que possível! E todo mundo que mora junto precisa ajudar, combinado?


A limpeza diária é feita varrendo o piso e usando água e sabão ou água sanitária pra passar em maçanetas, cadeiras, pias, torneiras, balcões e outros lugares em que a mão ou o corpo das pessoas encostam. O banheiro deve ser higienizado direitinho todos os dias!


Já o restante da casa pode passar por uma faxina geral apenas uma vez por semana. É melhor separar panos, esponjas, luvas descartáveis apenas pra esse uso!
 

Quando alguém na casa tem sintomas da Covid-19

Daí os cuidados vão precisar de ainda mais atenção! Nesse caso, é fundamental manter a pessoa separada num cômodo. É pra ficar com janelas abertas e porta bem fechada, pra evitar que o vírus se espalhe pra outros cômodos, tá?


 
Quem tem sintomas deve ficar de máscara, isolado num cômodo e com janelas abertas


Vale a pena deixar papel higiênico ou toalha de papel e um saco plástico pra ela jogar o lixo. Quando terminar de usar, daí fecha bem e entrega pra alguém levar pra fora. Depois que voltar pra dentro de casa lave a mão!


Se não tiver como fazer isso, daí ela deve dormir no quarto e os outros na sala ou outro espaço!


Além disso, quem tá com sintomas deve ficar com máscara o tempo todo e ter separados pra uso exclusivo:

- Lixo
-
Toalha de banho
- Talheres, copos, pratos e outros utensílios
- E até mesmo assentos em sofás e cadeiras, viu?


Tudo o que essa pessoa tocar e todo mundo pega, como controle remoto, precisa ser limpo logo depois que ela encostar. E isso é feito com luvas descartáveis ou, pelo menos, com um par escolhido só pra esse trabalho.


Agora, uma dica importante: precisa sim lavar a roupa que ela usa no dia a dia e a roupa de cama separadas das peças de outras pessoas da casa, tá?


O ideal é lavar logo que vai ser feita a troca. Se não der, é importante colocar as roupas num saco plástico e fechar até a hora em que for lavar.


Uso do banheiro: esse é um detalhe que faz toda a diferença! A pessoa com os sintomas deve ser a última a tomar banho. Daí depois ela mesma já faz a limpeza em pontos como maçaneta, box, pia e outros em que tenha encostado.


E quando for usar o banheiro em outros horários, também é essencial fazer a higienização de vaso sanitário, pia, maçaneta e qualquer outro lugar em que encostar com a misturinha de água sanitária, água e sabão ou álcool 70 por cento.


Ah, quer aproveitar pra saber como higienizar seu carro? Clica aqui!


Precisando de produto de limpeza pra casa? Aqui no Magazine Luiza tem água sanitária, álcool 70 por cento, luvas descartáveis e muito mais!