Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Limpeza hospitalar: saiba mais

Limpeza hospitalar: saiba mais

Conheça os cuidados pra higienizar ambientes, materiais e equipamentos

Hospitalar

Atualizado em 16 Jul 20

3 min de leitura

Gente, a limpeza hospitalar é muito importante pra remover toda a sujeira do ambiente, materiais e de equipamentos de hospitais e clínicas. Ela é indispensável pra afastar o risco de contaminações em profissionais e pacientes, pois vírus e bactérias podem permanecer vivos por horas e até dias, em diferentes tipos de superfícies. Mas, pra ser eficiente, é preciso usar os produtos ideais e higienizar o material e local da maneira correta. Quer saber como fazer isso? Vem comigo que eu te conto!


Tipos de limpeza


Olha, em hospitais, clínicas e laboratórios tanto os profissionais como pacientes ficam em contato direto com bactérias, vírus e até substâncias químicas que são perigosos pra saúde. Por isso, a limpeza nesses locais precisa ser bem rigorosa e seguir algumas etapas.Ela ´pode ser dividida em três tipos:


Limpeza imediata: esse tipo de limpeza deve ser feita caso algum líquido suje o colchão da cama hospitalar ou no chão.


Limpeza concorrente: essa é a limpeza diária, feita em todos os lugares dos hospitais e clínicas como quartos, banheiros e centros cirúrgicos. O lixo hospitalar não pode acumular, por isso, ele precisa ser descartado sempre que possível e isso acontece na limpeza concorrente.


Limpeza terminal: essa limpeza é feita toda vez que uma cirurgia termina ou o paciente tem alta e deixa o quarto. Tem que limpar cada canto como o chão, paredes, janelas, equipamentos, móveis, colchões e até as grades do ar condicionado!


Como é feita a limpeza


Gente, pra realizar a limpeza hospitalizar, é preciso seguir algumas etapas muito importantes. Assim dá pra evitar que o ambiente continue contaminado. Dependendo do local, o cuidado deve ser redobrado! A seguir, eu te explico mais como funciona o processo:


Quartos de enfermaria ou da ala médica: esses locais precisam ser limpos diariamente. Primeiramente, o lixo deve ser retirado e em seguida os demais resíduos, que vão pra sacos plásticos. A roupa usada pelos pacientes também deve ser recolhida e lavada todos os dias.


Depois, é a vez dos pisos, mesas e pias do quarto, que precisam ser higienizados com produtos como água sanitária, sabão e álcool 70 por cento. Isso serve também pra corredores e pros banheiros dos quarto. Quando o paciente recebe alta, paredes, portas, móveis hospitalares, colchões, equipamentos, luminárias e até o teto devem ser limpos imediatamente!

Macas usadas pra levar pacientes devem ser higienizadas sempre após o uso


Centro cirúrgico, pronto-socorro e  UTI: esses lugares são considerados áreas críticas e de alto risco. Eles precisam de cuidados bem específicos porque neles a chance de contaminação é muito alta. A limpeza concorrente deve ser feita, pelo menos, três vezes por dia. Do mesmo jeito que acontece nos quartos, é necessário higienizar pisos, cadeiras, macas, paredes, equipamentos e móveis com água e sabão e álcool 70 por cento. Nenhum canto pode ficar sem limpar!


Manutenção de equipamentos: todos os instrumentos médicos utilizados por médicos e pacientes precisam ser esterilizados. Isso inclui termômetros, estetoscópios, pinças e tesouras, tá? A limpeza pode ser feita com álcool ou em equipamentos como a autoclave, que é tipo um forno que libera um vapor super quente.


Ah, cozinhas, refeitórios, laboratórios e locais onde ficam a equipes administrativas e recepções também devem receber os mesmos cuidados de limpeza diária, pois os germes se espalham muito fácil e rapidamente!


E outra dica muito importante! É essencial deixar álcool gel à disposição dos familiares e amigos que vão visitar quem tá internado no hospital ou clínicas de saúde. O indicado é ter na recepção, perto de elevadores, corredores e dentro dos quartos, tá?


Tá precisando de produtos e instrumentos pra limpeza hospitalar? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções. Vem conferir!


Saiba mais:


Quer conhecer dicas de como se prevenir do Coronavírus? Eu conto todos os detalhes aqui.


Já pra quem quer deixar a casa sempre limpa, o app Clean My House te ajuda a organizar todas as tarefas de limpeza pro seu dia a dia. Dá pra baixar aqui. Gostei!