Manteiga de garrafa/ghee: diferenças
Vem descobrir como usar cada uma delas na hora de cozinhar

Gente, a manteiga ghee e a manteiga de garrafa são dois tipos muito usados pra cozinhar, viu? Elas são parecidas, mas a ghee tem um sabor um pouco mais caramelizado, parecendo com o de uma castanha! Quer conhecer melhor as diferenças entre as duas e como colocar cada uma nas receitas? Vem comigo!
A diferença entre as duas é o modo de preparo
Olha, pra fazer a manteiga ghee, a nata é fervida até a água evaporar totalmente e depois é coada. Aí, fica só a gordura do próprio alimento! Depois, o açúcar é caramelizado, o que deixa o perfume e gosto leve de castanha.
A manteiga ghee é considerada uma boa fonte de gordura, sabia? E é muito usada em comidas saudáveis, tanto de doces quanto de salgado, já que o ingrediente combina com todos esses sabores. Por ser coada, não leva lactose. Então, pode ser consumida por quem tem intolerância ou alergias. Legal, né?
Já a manteiga de garrafa é cozida, também evaporando a água, mas não é coada no final, tá? Por isso tem um gosto mais forte do que a ghee e costuma combinar com receitas salgadas.
Como usar a manteiga ghee
Olha, a manteiga ghee é bem famosa na culinária indiana por causa do sabor leve de castanha. E ela substitui o azeite ou óleo, por exemplo. Uma ideia é estourar pipoca com uma colher dela, fica uma delícia!
Pra deixar os alimentos do dia a dia mais saudáveis, também dá pra investir na ghee, viu? Pode grelhar carnes vermelhas e brancas e ainda arrasar nos refogados de legumes. Gostei!
Agora, o bom é que você encontra manteiga ghee com sabores especiais, com um toque de pimenta caiena, por exemplo, ou com alho.
Mas é importante conservar direitinho, tá? Depois de aberta, mantenha ela no pote de vidro fechado e dentro da geladeira até a data de validade que tiver na embalagem!

A manteiga ghee costuma vir em potes de vidro pra conservar por mais tempo
Como usar a manteiga de garrafa
Olha, a manteiga de garrafa é famosa na culinária do Nordeste porque combina bem com carne de sol, mandioca cozida e baião de dois! E dá pra ser servida separadamente, na finalização do prato.
Pra deixar a manteiga de garrafa conservada, o ideal é manter na embalagem original e usar até 60 dias depois da data da fabricação. Não precisa pôr na geladeira, é só guardar num lugar seco, fresco e longe do sol, combinado?

A manteiga vem numa garrafa mesmo, como essa e é prática na hora de cozinhar
Agora é só preparar receitas deliciosas com a manteiga ghee e a manteiga de garrafa! Vem escolher a sua aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Quer conhecer outros tipos de manteiga? Clica aqui que eu te conto!
E se você se interessa em usar ingredientes e manter uma alimentação saudável, o aplicativo Receitas Fit e Saudáveis tem várias ideias legais pra variar no cardápio. Baixe aqui pra iOS.