Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Maratona desafio difícil

Que tal se preparar para uma maratona?

Kit de Suplementos

Atualizado em 28 Jun 13

2 min de leitura

A maratona é a atividade esportiva mais significativa da história. Foi a partir dela que se originou os jogos olímpicos e e fecha a maior competição esportiva mundial por simbolizar superação. Nela estão atletas de altíssima resistência e condição física, capazes de suportar um ritmo acelerado de corrida por um longo tempo e passar por caminhos cheios de atritos e variações climáticas.

Há outras competições do atletismo com maior duração que uma maratona, porém poucos são os atletas capazes de cumprir bem esse tipo de desafio. Os vitoriosos afirmam que experiência é tudo para se conseguir completar uma prova, já que com o tempo vai se conhecendo o próprio corpo e suas limitações. São 42 km para suportar dores e cansaços, só superando isso com excelente preparo físico e determinação, adquiridos com a experiência em provas.

A preparação é minuciosa e progressiva. Começa com o preparo do condicionamento físico, com exercícios aeróbicos e musculares, observados constantemente e intensificados conforme a evolução. Essa etapa inicial, segundo os especialistas, deve durar de seis a oito meses, exclusivamente, até tornar o corpo apto para o inicio dos treinos específicos.

A preparação direta para a maratona dura cerca de 16 a 18 meses e inclui estímulos de velocidade, potência aeróbica, resistência e ritmo, com cinco sessões por semana, no mínimo. A aceleração é crescente, onde a cada dia aumenta dois quilômetros a mais que do dia anterior.

A partir daí, aumenta o espaço entre as distancias, a qualidade da corrida é aprimorada e impõe ritmos, assim como ajustes para pausas de hidratação. 

A suplementação pode e deve ser usada para melhorar o físico e ativar a musculatura para o esporte. São indicados para consumo antes e depois da atividade, com funções diversas e complementares como reposição energética, proteção anticatabólica, reposição eletrolítica, potencia energética e  antioxidante.

Suplementos como o Mineral AllFlex, da Allmax Nutrition, fortalece tendões e cartilagens, protegendo contra os impactos da corrida. O X-Fire Caffeine, da Body Action, melhora o desempenho do atleta, sobretudo em longa duração. E o Suplemento Vitamínico-Mineral Eletrotabs, da Probiótica, possui todas as vitaminas necessárias para regeneração e fortalecimento celular, estrutura muscular e para repor os sais minerais perdidos na maratona.

O tênis é um item tão importante quanto o preparo físico. Ele vai minimizar os efeitos do asfalto duro, impactando as pernas, colunas e ligamentos, já que cada passo dado em uma maratona equivale a 3 ou 4 vezes o seu peso corpóreo.  Sua tecnologia possui amortecedores e especificações diferenciadas. 

Se o corpo não se prepara para uma maratona, a partir dos treinos e suplementação especial, ele não responderá da forma desejada na prática, diante do asfalto e de inúmeros competidores em busca de superação.