Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Máscara respiratória, qual usar?

Máscara respiratória, qual usar?

Além de escolher a máscara certa, saiba também como usar e descartar!

Salão de Beleza

Atualizado em 30 Out 20

4 min de leitura

Gente, a máscara respiratória é um EPI, ou equipamento de proteção individual, muito importante pra filtrar o ar que você respira. Dependendo do modelo que escolher ela protege contra poeira, fumaça, gases, produtos tóxicos ou até doenças transmitidas pelo ar, viu? Vem comigo que eu te ajudo a escolher o tipo ideal pra cada situação!


Construção civil: respirador com baixo filtro


Pra lixar e quebrar paredes ou qualquer trabalho com materiais de construção, é indispensável usar máscara pra evitar doenças e alergias, principalmente em quem passa muito tempo na poeira levantada por cimento, gesso e restos de obra ou demolição, tá?


A máscara ideal é o tipo com nível mais baixo de filtragem, o FFP1 ou PFF1. Esse EPI segura até 22 por cento da sujeira do ar pra que não chegue ao pulmão. Algumas têm filtro de carvão ativado e uma válvula na lateral pra filtrar também odores.


Agora, se for mexer solventes ou químicos que soltem vapor num trabalho a céu aberto e espaços bem ventilados, aposte na máscara FFP3 ou PFF3. Ela vem com mais camadas de proteção contra gotinhas e partes pequenas do que um modelo FFP1. 


Máscara semifacial pra pintura


Agora, se o trabalho envolve câmaras de pintura em oficinas mecânicas e cabines de pintura pra laqueamento de móveis na marcenaria, o respirador com baixo filtro não resolve, tá?


Daí é preciso investir numa máscara semifacial com filtros de ar bem potentes e avançados, próprios pra segurar as menores gotinhas e partículas de poeira ou solventes que ficam no ar.


Ela conta com cartuchos específicos que vão no filtro e dá pra trocar de acordo com a atividade. Olha só, você encontra modelos pra gases, poeira, fumaça, odores ou materiais que se soltam quando entram em contato com o ar, como soda cáustica e  cal.


  
Essa máscara semifacial com filtros pra barrar odores

 

Como usar as máscaras na construção e pintura


Dá pra achar máscaras FFP1 ou PFF1 e FFP3 ou PFF3 em modelos descartáveis e reutilizáveis. Já a máscara respiratória semifacial pra pintura e gases é um EPI que dá pra repetir o modelo em todas as marcas.


Agora, sempre use as máscaras com os filtros ideais e pelo período indicado pelo fabricante. Não compartilhe esse acessório com ninguém e nem tente usar de novo as descartáveis, já que depois de um tempo elas perdem a capacidade de proteção.


Ah, quando for descartar as máscaras, a FFP1 ou PFF1 podem ir pro lixo convencional. Já a FFP3 ou PFF3 e os cartuchos da máscara semifacial usados com materiais químicos e tóxicos devem ser descartadas em lixeira separada e identificada, pra ser recolhida e queimada por uma equipe especializada.


Máscaras na área médica e estética


Nas clínicas estéticas e consultórios médicos ou de dentista a máscara cirúrgica é necessária pra proteger o profissional da saúde e o paciente de  doenças respiratórias que passam de um pro outro quando tão muito próximos. Elas são transmitidas pelo espirro, toque ou pequenas gotas de saliva que ficam no ar, tá?


Essa máscara também protege ambientes esterilizados e com equipamentos de cirurgia de infecções, precisando de trocas a cada 3 horas. O grau de filtragem é divido em 3 modelos:


Tipo I: esse vem com 95 por cento de eficiência contra bactérias!
Tipo II: tem proteção acima de 98 por cento contra bactérias, além de camadas filtrantes, tá?
Tipo R: é o mais resistentes a vírus e barra também líquidos e respingos de óleo. A única entre as 3 que dura até 8 horas sem precisar trocar.


 
Essa é máscara cirúrgica tipo 1 num modelo amarelo

 

Respiradores de partículas: pra hospitais


Já nos lugares onde o contato com doenças é diário, como pronto-socorro e UTIs, o EPI deve ser reforçado! Aí são indicados os respiradores, uma versão da máscara cirúrgica que protege das gotas de espirro e saliva que ficam no ambiente e também de vírus e bactérias transmitidos pelo ar.


Eles vêm tanto em opções descartáveis como reutilizáveis, que depois precisam ser esterilizadas, tá?


Outro detalhe é que a máscara respiratória pode vir com filtros de ar dos lados e uma válvula de exalação, pra esfriar o ar quente que sai da boca e dar mais conforto. E o melhor é que o respirador conta com dois modelos de proteção.


FFP2 ou PFF2: essa filtra até 94 por cento de bactérias e vírus. Por isso, é usada em hospitais, farmacêuticas pra proteger da gripe, coronavírus, tuberculose e outros tipos transmitidos pelo ar. 
FFP3 ou PFF3: já essa filtra 99 por cento dos vírus e bactérias e prende até as menores gotinhas e partículas tóxicas. É indicada em pronto-socorro ou laboratórios de análise de materiais perigosos, como o amianto.


 
Essa máscara FFP2 ou PFF2 descartável vem em embalagem com 3 unidades

 

Cuidados ao lidar com máscara respiratória


Pra evitar contaminação antes e depois de tirar esse EPI, é importante sempre lavar as mãos com sabão antibacteriano. Só tire as máscaras descartáveis ou reutilizáveis da embalagem esterilizada na hora que for colocar, combinado?


E ela só protege quando cobre totalmente a boca, queixo e nariz. Em algumas situações, como nos prontos socorros ou salas de cirurgia, também é necessário combinar com protetor facial, óculos de proteção, avental de segurança, luvas e touca.


Outro detalhe: é importante respeitar o tempo de uso de cada modelo, que varia de 3 a 8 horas dependendo do grau de proteção. E quando terminar, nunca troque de máscara sem antes tirar as luvas e lavar bem as mãos, tá?


O jeito certo de tirar é pelos lados, puxando pelo elástico que fica preso numa das orelhas. Quando fizer isso, descarte num lixo hospitalar ou no cesto pra ser esterilizada e reutilizada.


Nunca deixe nem esse ou outros EPIs hospitalares em cima de móveis ou bancada onde podem transmitir doenças ou contaminar outros equipamentos.


Precisando de máscara respiratória? Escolha aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Por falar em EPI, sabe quando precisa usar óculos de proteção? Clica aqui que eu te conto!


A higiene também é indispensável pra saúde dos profissionais dessa área. Então, se precisar instalar torneiras elétricas e chuveiros, é só clicar aqui e contratar os nossos parceiros!