Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Máscaras de Proteção

Máscaras de Proteção

Conheça os diferentes tipos que existem pra te proteger

EPI

Atualizado em 26 Set 17

2 min de leitura

                 

Gente, todo mundo que trabalha em lugares com sujeira, fumaça, pó, produtos químicos ou contaminantes precisa usar uma máscara, viu? Só assim dá pra garantir que ninguém vai respirar pedacinhos desses materiais, que podem causar muitos problemas à saúde.
E como tem muitos tipos de máscaras, eu preparei uma matéria pra te mostrar quais os modelos mais comuns e pra que servem. Olha só:


Máscaras Descartáveis: são os EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, mais simples entre as máscaras e geralmente são feitas de TNT e materiais bem frágeis.
Essas máscaras descartáveis são fabricadas em três modelos:


- Máscaras pra uso geral: são bem simples, cobrem o nariz e a boca. Você pode usar essa máscara quando for lixar uma parede, cortar rapidinho alguma madeira ou limpar um cômodo empoeirado, por exemplo.


- Máscaras cirúrgicas: são mais usadas por médicos, enfermeiros e dentistas pra não respirarem muito próximo do paciente e evitar contaminação.
 

- Respirador: é ideal pra proteger o rosto de cheiros fortes, como tinta à base de solvente. E essa máscara tem uma válvula, as vezes com carvão ativado, que ajuda a diminuir os cheiros ruins, e dá pra controlar a entrada e saída de ar. Bacana, né?


Máscaras de Proteção Reutilizáveis: a maioria é feita com materiais que duram bastante, como a borracha ou silicone. E podem ter filtros especiais contra poeira, gases ou cheiros fortes. Ela é ideal pra quem trabalha com artesanatos e tá sempre em contato com tinta spray de latinha ou precisa usar a lixadeira pra dar acabamento em madeira. Agora, pra trabalhar com tintas com solventes em lugares fechados ou lixar madeira com máquinas industriais, o melhor é escolher um modelo profissional, com um filtro bem potente, combinado?


Máscaras de Proteção Tipo Viseira: servem pra proteger o nariz, a boca e também os olhos de materiais que espirram, contaminam e lançam estilhaços. São usadas na indústria química, na metalúrgica e às vezes por médicos cirurgiões.


Máscara Semifacial: Se você trabalha em lugares com muita fumaça, poeira oleosa ou ácida, vapor ou gás, tem um modelo com filtro chamado de máscara semifacial. Ah, desse modelo, tem com um filtro diferente pra cada atividade, viu? Na hora de comprar veja se ela é feita pra vapor, gás e assim por diante.

                 

A máscara semifacial é ideal pra lugares com muita fumaça, poeira oleosa ou ácida, vapor ou gás


Máscara pra Solda: pra quem trabalha com soldas, que tem calor, eletricidade e fagulhas, precisa usar esse modelo especial de máscara, que aguenta o calor muito alto e tem também uma ou mais lentes pra proteger os olhos dos raios ultravioleta e infravermelhos.


E agora que você sabe como a máscara é um EPI indispensável, escolha a sua aqui no Magazine Luiza!