Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Micro-ondas e forno convencional

Micro-ondas e forno convencional

Entenda as diferenças que existem entre eles

Adega

Atualizado em 28 Jun 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Enquanto como minha pipoquinha preparada rapidamente no forno micro-ondas, lembro da maneira totalmente sem querer este eletrodoméstico surgiu.

E, a partir daí, cozinhar ficou muito mais simples e prático, principalmente naqueles dias em que temos pouco tempo. No entanto, o micro-ondas ainda não consegue substituir o forno convencional. Para entender a razão, saiba um pouco mais sobre ambos.

Micro-ondas x forno convencional
No forno convencional funciona assim: os alimentos são aquecidos por etapas. Primeiro a chama aquece as paredes e as grades do forno, transmitindo o calor à assadeira e então aquece e passa a assar o alimento. O ar quente é o que ajuda a dar o douradinho característico dos assados.

No forno de micro-ondas, o aquecimento é direto e feito por meio da agitação das moléculas. O forno de micro-ondas não atua de forma uniforme sobre todo o alimento e é o prato giratório que serve para garantir uma distribuição mais uniforme da radiação eletromagnética sobre todo alimento.

As ondas eletromagnéticas possuem certa dificuldade para penetrar em meios materiais, por esse motivo ela aquece de fora para dentro, agitando as moléculas de água e de gordura das camadas mais externas com mais intensidade que as camadas mais internas do alimento. Já o ar no interior do forno, diferente do convencional, nunca se aquece.

As técnicas de cozimento usadas no forno micro-ondas são as mesmas utilizadas no cozimento convencional, mas a rapidez com que os alimentos cozinham é maior. O cozimento pelo processo de micro-ondas pode ser efetuado mais rapidamente ou mais lentamente, dependendo da potência escolhida. A potência aliada ao tempo de cozimento é que vai garantir um cozimento correto.

Para ter sua cozinha completa, minha dica é que você tenha um forno micro-ondas e um forno convencional. Cada um com o seu uso. Assim, você escolhe qual prato deseja preparar em um ou em outro. Confira também as minhas dicas sobre o forno convencional e o microondas e arrase em suas receitas.