Gente, os livros de mitologia e folclore contam histórias incríveis, mas com algumas diferenças entre eles, viu? Enquanto a mitologia fala muito de deuses, semideuses e heróis, o folclore tem personagens lendários do imaginário popular. Quer saber mais detalhes desses dois gêneros da literatura? Vem comigo!
Mitologia
Olha, na mitologia tem histórias de personagens sobrenaturais que conseguem, por exemplo, comandar raios, ventos, rios, o sol e a lua. Além disso, esse gênero literário fala de rituais que povos antigos faziam pra reverenciar seus deuses e heróis. E também estuda a importância dessas personagens, o que ajuda a entender um pouco mais da história desses povos.
Pra você ter uma ideia, tem a mitologia grega que surgiu na Grécia antiga numa tentativa de explicar os fenômenos da natureza, pra conseguir ganhar guerras ou ter boas colheitas. Entre as personagens gregas estão Zeus, o deus dos deuses, Atenas, deusa da sabedoria, Dionísio, deus do vinho e prazer, e Posseidon, deus dos mares! Legal!
Esse livro é ideal pra quem quer conhecer a história dos deuses gregos
Tem também a mitologia romana, que conta com Baco, deus do vinho, e Apolo, deus do sol. Já na mitologia egípcia, Amon ou Amon-Ra, maior divindade do Egito, era o deus do sol. E foi da mitologia nórdica que surgiu Odin, pai de Thor, deus do trovão, e Loki, deus do fogo. COmo no filme dos Vingadores, sabe? E da mitologia celta nasceu Sucellus, o rei dos deuses. Demais!
Folclore
Agora, o folclore é uma mistura de lendas, mitos, provérbios, danças e costumes, viu? E o bom é que essas tradições e manifestações populares são passadas de geração em geração, e assim essas boas histórias seguem firmes e fortes!
Outra coisa legal do folclore é que ele tem muito a ver com a cultura e a identidade de um povo e até de um país inteiro. Um exemplo internacional é o folclore japonês que tem várias lendas sobre criaturas misteriosas. Mas o Brasil também tem muitas tradições populares pra contar!
Por exemplo, tem lendas e mitos como saci-pererê, lobisomem, curupira, mula sem cabeça, bicho-papão e o boitatá. Tem as comemorações populares, como o Carnaval e as festas juninas. Além disso, tem as cantigas como ciranda-cirandinha e o cravo e a rosa. E danças como o frevo e o maracatu. Adorei!
A mula sem cabeça é uma história clássica do folclore brasileiro
Um dos autores brasileiros que mais escreveu sobre o nosso folclore foi Monteiro Lobato, sabia? Aqui você conhece mais sobre as obras dele!
Os livros de mitologia e folclore mais sensacionais pra sua leitura e diversão tão aqui no Magazine Luiza. Dá uma olhada!