Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Molho de soja, saiba tudo

Molho de soja, saiba tudo

Além de muito gostoso, ele ainda traz benefícios pra saúde!

Alimentos

Atualizado em 29 Out 20

3 min de leitura

Gente, o molho de soja que também é conhecido como shoyu é um ingrediente agridoce ideal pra deixar alimentos como carne e sushi ainda mais saborosos. Ele pode ter as versões tradicional, light e suave, em tamanhos de 250ml até 1 litro! Quer conhecer mais sobre esses molhos? Então vem comigo!


Molho de soja combina com o quê?


Pra começar, além de combinar com diversas receitas deliciosas, o molho shoyu melhora a digestão e ajuda a evitar osteoporose e doenças cardíacas. Um motivo extra pra apostar nessa opção, né?


Essencial na culinária oriental


A culinária oriental usa shoyu em muitas receitas quentes, como o yakissoba, até os frios, como sashimi e rolls! E você pode até misturar com um pouco de raiz forte, gengibre ou com o molho doce, tarê!


Vai muito bem com carnes em geral


Colocar molho de soja nos pratos com carne vermelha dá um gostinho bem  encorpado, viu?


Esse ingrediente também fica uma delícia nas receitas de frango, como no frango xadrez. Se quiser, arrase numa mistura de shoyu com alho e molho inglês.


Deixa as saladas refrescantes


O molho de soja fica ótimo nas receitas de salada! Pra quem gosta de pratos leves e saudáveis, vale a pena experimentar o shoyu com salada de abobrinha, repolho ou salada oriental, tá?


 
Esse novo shoyu da Mrs Taste vem com 76 por cento menos sódio

 

Quais receitas pode usar o shoyu?


Dá pra usar esse ingrediente em várias receitas bem simples no dia a dia! Agora, pra quem quer deixar o dia a dia prático, tem duas aqui embaixo fáceis e que ficam uma delícia. Olha só:


Asinhas de frango com shoyu e manteiga ficam douradinhas


Pra fazer, você precisa pegar 500 gramas de asa de frango e misturar com 2 colheres de sopa de molho shoyu.


Depois, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 250 graus. Deixe lá por 30 minutos.


Daí tire do forno e pincele as asas de frango dos dois lados com shoyu e depois com manteiga. Pronto? Leve ao forno de novo, dessa vez sem o papel alumínio, e deixe de 15 a 20 minutos.


No final desse tempo, é só virar as asinhas pra que elas dourem do outro lado e deixe assar por mais 20 minutos. O resultado fica muito bom!


Macarrão oriental precisa apenas de uma panela


O macarrão oriental é uma receita prática e que vai precisar apenas de uma panela pra ser feita! Pra começar, coloque 1 colher de sopa de azeite, 2 dentes de alho e 1 cebola picada e deixe no fogo, misturando até dourar.


Depois disso, adicione 200g de carne magra em cubos e continue dourando por 1 minuto. Então acrescente meia xícara de chá de shoyu light e 150ml de água e deixe ferver.


Coloque a massa de espaguete e deixe cozinhar por 2 minutos. E aí põe 2 xícaras de chá de legumes picados e continue cozinhando até eles desmancharem.


Se preferir, você ainda pode finalizar com gergelim e cebolinha picada!


Gostou? Aqui no Magazine Luiza tem o molho de soja ideal pra você!


Saiba mais:


Agora, quer conhecer mais sobre a culinária oriental? Aqui você encontra algumas informações bem legais!


Ah, pra quem quer inovar nas saladas do dia a dia, dá uma olhada no app Receitas de Salada! Ele ta disponível pra iOS e Android!