Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Monitores: como escolher o ideal?

Monitores: como escolher o ideal?

Confira estas dicas para escolher o melhor monitor para seus jogos!

PC

Atualizado em 22 Nov 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

De nada adianta comprar os melhores games com os melhores efeitos especiais se não tiver um monitor de computador que esteja à altura, não é mesmo? Às vezes você tem um filme maravilhoso, mas seu monitor não o deixa tão lindo. Quem nunca? Para você aproveitar ao máximo o que os jogos oferecem, principalmente os de ação e aventura, é preciso que a tela atenda alguns requisitos básicos que podem levar a um alto nível de realismo e perfeição sem comprometer com a dinâmica e sua performance no game. Antes de comprar o equipamento, fique atento para os detalhes como placas de vídeo, tipo de monitor, tempo de resposta, taxa de atualização, resolução e tamanho.

O que mais importa na hora de escolher um monitor são as configurações que vão garantir a boa qualidade da tela. O primeiro requisito é a placa de vídeo que precisa estar no mesmo nível do monitor. Para isso, ela tem que ser potente o suficiente para elaborar as imagens que serão exibidas. Também saiba escolher entre os modelos de monitor existentes como o LCD e LED, e opte por um que atenda melhor às suas necessidades. Vale lembrar que a primeira tem o preço mais em conta e que a segunda é a mais indicada para jogos, já que deixam as imagens com maior nitidez, mesmo as mais escuras, reprodução de cores melhor e com um contraste maior.

Outro fator muito importante diz respeito ao tempo de resposta do monitor, ou seja, período que ele leva para exibir as imagens. Isso evita as tão indesejadas imagens com borrões e fantasmas que podem colocar todo o seu jogo por água abaixo. O mesmo pode acontecer se o monitor não tiver uma boa taxa de atualização, que é a capacidade dele em atualizar as informações da tela - quanto mais esse nível, maiores serão a qualidade da imagem e a nitidez durante as partidas de jogos. Diretamente associado a isso está o contraste estático, que permite que o contraste entre luz branca e luz negra, fundamental nas cenas mais escuras como os games de terror, por exemplo.

Já para você curtir imagens dos seus jogos preferidos em alta definição leve em conta a resolução do seu monitor. Ela é quantidade de pixels que ele pode exibir na tela e é o que vai garantir a qualidade gráfica dos game. Para aproveitar ao máximo o ideal é que ele seja Full HD. Eles são fundamentais, principalmente, para os monitores em 3D que permitem aproveitar melhor. O tamanho também faz toda diferença porque vai proporcionar melhor aproveitamento, mas lembre-se de o monitor deve ser proporcional ao espaço que você tem em casa.

Agora que você já sabe bem mais sobre monitores, não gaste mais tempo e vá deixar tudo certinho para o próximo filme. Se joga!