Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Motor de popa: dicas e cuidados

Motor de popa: dicas e cuidados

Esse tipo de motor pode durar bastante com os cuidados ideais!

Barcos, Botes e Acessórios

Atualizado em 23 Set 19

2 min de leitura

Gente, o motor de popa é muito bom pra quem costuma navegar em rios, mares, lagos e represas. Além disso, ele é muito potente pra passeios, travessias e pescas, viu? Mas, pra que ele sempre fique pronto pra uso e dure bastante, é bom tomar alguns cuidados e ficar de olho na manutenção. Quer pegar algumas dicas sobre isso? Vem comigo!


Limpe o motor

Olha, antes de guardar a sua embarcação depois de usar, o ideal é conferir se o motor tá funcionando bem, se tem restos de algas, plantas, ou qualquer outro material preso nele. Pra ter certeza de que o motor de popa tá bem limpo, a dica é usar água corrente pra tirar as sujeirinhas que às vezes se escondem nos cantinhos dele, tá?


Fique de olho também na hélice do motor, além de conferir se o nível de água nele e a pressão com que ela sai tá normal. Isso é fundamental pra que o motor de popa não superaqueça e até mesmo queime!


Faça manutenção depois de 50 horas de uso

Assim que passar de 50 horas de uso do motor de popa, é ideal que você faça a troca de óleo e confira como tá a vela de ignição dele, viu? Além disso, depois de 300 horas de uso, vale checar se as velas do motor tão funcionando bem, se precisam de algum reparo ou tão sujas.


Combustível

Também é fundamental checar o tanque de gasolina do motor de popa, tá? Veja se ele tá com o parafuso e o suspiro de ar abertos. Também confira de perto se a mangueira do tanque tá conectada certinha pra que não aconteça nenhum tipo de vazamento de combustível durante as viagens.


E se você ficou sem usar o motor de popa por mais de 30 dias, a dica é tirar a gasolina que tá lá dentro e trocar por uma nova. Daí ponha o motor pra funcionar por, pelo menos, uns 15 minutinhos. Fácil, né?


Peças e cuidados extras

Gente, outra ótima dica é sempre procurar usar peças originais no seu motor de popa. Isso faz ele funcionar do jeito planejado pelo fabricante! E se você notar que o motor não tá funcionando bem e não sabe o que acontece, chame um profissional pra conferir qual o problema!


Ah, e outro acessório muito bom pra embarcações é a bateria náutica. Vem dar uma olhadinha aqui pra saber tudo sobre ela!


E aí, gostou das dicas pro motor de popa? Então, aproveita pra escolher o seu aqui no Magazine Luiza!