Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Não são só faixas coloridas!

Não são só faixas coloridas!

Entenda por que as cores são importantes nas artes marciais

Artes Marciais

Atualizado em 25 Out 12

2 min de leitura

Gente, as faixas das artes marciais não são coloridas por acaso, viu? Essas cores indicam em que fase do aprendizado você está! Ainda não entendeu? Então, vem comigo que eu vou te contar tudo!


O judô foi a primeira luta a usar as cores pra diferenciar os mestres dos alunos. No começo, os alunos usavam faixas brancas e os mestres usavam faixas pretas. Mas isso mudou, e hoje em dia, em vez de duas cores, o judô usa sete. E a ordem é assim: branca, azul, amarela, verde, roxa, marrom e preta. Ah, e se o praticante tiver menos de 11 anos, aí tem até uma faixa cinza, tá? E essa mudança na cor das faixas é uma forma de reconhecer que o aluno aprendeu as técnicas da modalidade e tá mais preparado!


As outras artes marciais tem um sistema de cores parecido. O Taekwondo, por exemplo, tem 14 faixas! A ordem é branca, laranja, amarela, camuflada, verde, rosa, azul, marrom, vermelha, preta, preta 1º Dan, preta 2º Dan, preta 3º Dan e preta 4º Dan. Esse monte de tons pretos é pro lutador virar um especialista na luta, tá?


Já no Caratê são oito faixas, que vão nessa sequência: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta. E, a preta ainda tem três categorias, tá? Uma delas é dada pra quem colaborou com a divulgação do caratê. A outra é pra quem treina regularmente, mas não consegue ser aprovado no exame, e a outra é pro lutador que treinou, fez as provas e passou em todos os testes do seu nível técnico.


Deu pra perceber que mesmo que as cores e a ordem das faixas mude de uma modalidade pra outra, o preto é sempre o último nível de dificuldade, né? Ela significa que o aluno se esforçou muito pra conquistar ela! É como se fosse uma medalha por ele ter conseguido ter mais controle do corpo e da mente.


No Magazine Luiza você encontra diversas opções de acessórios pra quem gosta de artes marciais.