O calçado pra cada esporte
Conheça as vantagens de ter um calçado específico pro esporte que você vai praticar

Gente, antes de ir pro treino, pra aula de luta ou de praticar esportes ao ar livre, precisa investir no calçado esportivo certo, sabia? Isso mesmo! É que cada um é feito pra melhorar seu desempenho nas diferentes modalidades, proteger o pé de acidentes e machucados e te deixar muito confortável. Quer ver só? Então vem comigo, que eu te mostro!
Botas de trekking e tênis híbrido
Se você vai sair pra explorar a natureza em terrenos com pedra, lama, mata fechada ou com outros obstáculos, precisa de uma bota ou tênis de trekking, tá? Eles são feitos com solas e tecidos muito resistentes e com material impermeável. Assim, você pode encarar lama, água, pedregulho e poeira sem nada disso entrar no pé. Aí sim!
E o bom é que tem modelos muito legais, com cano alto e biqueira emborrachada pra proteger os dedos de batidas, torções e impactos. A sola e a biqueira de borracha reforçada também oferecem proteção extra contra manchas de óleo, do frio, do calor e do contato direto com áreas onde tem eletricidade.
E como você vai andar muito e encarar muita aventura com esses calçados, eles precisam ser muito confortáveis por dentro também. O forro reforçado foi feito pra evitar assaduras, bolhas e outros machucados. E o ideal é que sejam revestidos com couro, que é resistente e muito flexível pra te deixar confortável. Muito bom, hein?

Botas de trekking são resistentes e confortáveis pra caminhadas em lugares difíceis
Sapatilhas no esporte
Se você acha que sapatilha é calçado só pra ballet, se enganou! Tem vários esportes que usam ela pra dar mais firmeza e controle nos pés na hora de praticar atividades. Olha só alguns onde ela é necessária:
Sapatilha pra ciclismo: se você prefere pedalar na rua, fazer ciclismo de longas distâncias ou triatlo, a sapatilha de ciclismo é melhor que o tênis. É que ela tem sola emborrachada pra deixar os pés bem firmes no pedal. E essa sola também é bem fininha pra te dar mais controle nas pedaladas e deixar o pé flexível. Amei!
Outra vantagem é que a sapatilha é fechada por velcro, que é mais seguro que o cadarço pra pedalar e tem um fecho ajustável pra deixar o calçado bem firme no pé. Isso sem falar que ela é feita com tecido antibacteriano que não deixa cheiro e fibras que deixam a pele respirar, secando o suor bem rápido. Aí vi vantagem!

A sapatilha de ciclismo foi feita pra te dar mais controle do pedal
Sapatilha pra artes marciais: as sapatilhas pra artes marciais são feitas de couro natural ou sintético pra ficarem bem firmes e confortáveis no pé. A sola de borracha é fina pra dar liberdade de movimentos no tatame ou no chão e te ajudar em chutes e giro dos pés durante os golpes nas lutas. Demais, né?
Sapatilha pra rapel e escalada: como nessas atividades pode ter muita lama e água, os calçados precisam ser feitos de couro e neoprene. O couro é muito resistente a impactos e é bem macio. Já o neoprene mantém o pé aquecido e não deixa sujeira nem umidade entrar.
A sapatilha pra escalada e o tênis híbrido têm ainda uma sola de borracha flexível e são bem resistentes pra você não escorregar em lugares com pedra, lodo e musgo. Gostei!

Sapatilha de rapel e escalada tem neoprene pra proteger o pé da água e do frio
Ideais pra academia
Se você vai praticar musculação ou treino funcional, um tênis esportivo bem confortável e macio, que dê bastante estabilidade pro pé e não escorregue é fundamental, sabia? Pois é! E o mais importante é ele não ficar apertado, nem te machucar, tá?
Pra essas atividades, se você preferir pode substituir o tênis pela bota fitness, que é muito moderna e tem cano alto pra proteger os tornozelos em equipamentos de musculação, bicicleta e spinning, por exemplo.
Quer saber mais sobre a bota fitness e os modelos que tem? Clica aqui que eu te conto!
Procurando o calçado esportivo perfeito pro seu esporte? Então não deixa de dar uma olhadinha aqui no Magazine Luiza!