Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O calçado pra cada esporte

O calçado pra cada esporte

Conheça as vantagens de ter um calçado específico pro esporte que você vai praticar

Vestuário Esportivo

Atualizado em 24 Jun 19

3 min de leitura

Gente, antes de ir pro treino, pra aula de luta ou de praticar esportes ao ar livre, precisa investir no calçado esportivo certo, sabia? Isso mesmo! É que cada um é feito pra melhorar seu desempenho nas diferentes modalidades, proteger o pé de acidentes e machucados e te deixar muito confortável. Quer ver só? Então vem comigo, que eu te mostro!

 


Botas de trekking e tênis híbrido

 

Se você vai sair pra explorar a natureza em terrenos com pedra, lama, mata fechada ou com outros obstáculos, precisa de uma bota ou tênis de trekking, tá? Eles são feitos com solas e tecidos muito resistentes e com material impermeável. Assim, você pode encarar lama, água, pedregulho e poeira sem nada disso entrar no pé. Aí sim!


E o bom é que tem modelos muito legais, com cano alto e biqueira emborrachada pra proteger os dedos de batidas, torções e impactos. A sola e a biqueira de borracha reforçada também oferecem proteção extra contra manchas de óleo, do frio, do calor e do contato direto com áreas onde tem eletricidade.


E como você vai andar muito e encarar muita aventura com esses calçados, eles precisam ser muito confortáveis por dentro também. O forro reforçado foi feito pra evitar assaduras, bolhas e outros machucados. E o ideal é que sejam revestidos com couro, que é resistente e muito flexível pra te deixar confortável. Muito bom, hein?

Botas de trekking são resistentes e confortáveis pra caminhadas em lugares difíceis

 


Sapatilhas no esporte

 

Se você acha que sapatilha é calçado só pra ballet, se enganou! Tem vários esportes que usam ela pra dar mais firmeza e controle nos pés na hora de praticar atividades. Olha só alguns onde ela é necessária:

 

Sapatilha pra ciclismo: se você prefere pedalar na rua, fazer ciclismo de longas distâncias ou triatlo, a sapatilha de ciclismo é melhor que o tênis. É que ela tem sola emborrachada pra deixar os pés bem firmes no pedal. E essa sola também é bem fininha pra te dar mais controle nas pedaladas e deixar o pé flexível. Amei!


Outra vantagem é que a sapatilha é fechada por um fecho de contato, que é mais seguro que o cadarço pra pedalar e tem um fecho ajustável pra deixar o calçado bem firme no pé. Isso sem falar que ela é feita com tecido antibacteriano que não deixa cheiro e fibras que deixam a pele respirar, secando o suor bem rápido. Aí vi vantagem!

A sapatilha de ciclismo foi feita pra te dar mais controle do pedal

 


Sapatilha pra artes marciais: as sapatilhas pra artes marciais são feitas de couro natural ou sintético pra ficarem bem firmes e confortáveis no pé. A sola de borracha é fina pra dar liberdade de movimentos no tatame ou no chão e te ajudar em chutes e giro dos pés durante os golpes nas lutas. Demais, né?


Sapatilha pra rapel e escalada: como nessas atividades pode ter muita lama e água, os calçados precisam ser feitos de couro e neoprene. O couro é muito resistente a impactos e é bem macio. Já o neoprene mantém o pé aquecido e não deixa sujeira nem umidade entrar.


A sapatilha pra escalada e o tênis híbrido têm ainda uma sola de borracha flexível e são bem resistentes pra você não escorregar em lugares com pedra, lodo e musgo. Gostei!

Sapatilha de rapel e escalada tem neoprene pra proteger o pé da água e do frio

 


Ideais pra academia

 

Se você vai praticar musculação ou treino funcional, um tênis esportivo bem confortável e macio, que dê bastante estabilidade pro pé e não escorregue é fundamental, sabia? Pois é! E o mais importante é ele não ficar apertado, nem te machucar, tá?


Pra essas atividades, se você preferir pode substituir o tênis pela bota fitness, que é muito moderna e tem cano alto pra proteger os tornozelos em equipamentos de musculação, bicicleta e spinning, por exemplo.


Quer saber mais sobre a bota fitness e os modelos que tem? Clica aqui que eu te conto! Confira também, as ofertas de calça legging.


Procurando o calçado esportivo perfeito pro seu esporte? Então não deixa de dar uma olhadinha aqui no Magazine Luiza!