Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O que é bomba de combustível

O que é bomba de combustível

Vem ver os tipos e pra que serve essa peça do carro

Autopeças

Atualizado em 29 Mar 21

3 min de leitura


Gente, a bomba de combustível é uma peça muito importante pro carro, já que leva a gasolina ou o etanol pro motor funcionar direitinho, viu? Dá pra encontrar dois tipos: a mecânica, usada em veículos antigos, e a elétrica, ideal pra modelos mais recentes. Quer conhecer melhor essas bombas? Então vem comigo que eu te conto!


Como funciona a bomba de combustível?


Olha, a bomba de combustível traz várias pecinhas na parte de dentro que geram pressão e puxam o líquido do tanque de combustível pro motor. Ela fica o tempo todo em funcionamento e liga assim que viramos a chave de ignição do carro, sabe?


Daí, antes de chegar lá, a gasolina ou o álcool passa pelas mangueiras, filtro e bico injetor, que vai dosar a quantidade ideal do combustível. Por isso é sempre importante ficar de olho em todos esses itens pra ver se tão funcionando direitinho, combinado?


O legal é que o próprio combustível deixa a peça lubrificada e evita que esquente demais!


Além disso, na maioria dos sistemas, a bomba fica instalada dentro do tanque de combustível. Tem também as externas, mas são encontradas só em carros mais antigos.



A bomba costuma vir junto de filtro, mangueira e fios de eletricidade


Tipos de bomba de combustível


Você acha tipos diferentes de bomba de combustível, tá? O primeiro detalhe pra ficar de olho é se ela é mecânica ou elétrica.


A bomba mecânica costuma estar presente em veículos antigos e funciona com uma alavanca, que liga um diafragma ou um par de engrenagens e cria a pressão pra tirar o líquido do tanque.


Esse tipo só vai funcionar quando o motor tiver em movimento, porque depende da rotação dele pra puxar o combustível.


Já a elétrica é um pouco mais moderna e não precisa que o item fique ligado. Nesses modelos, quem faz o trabalho é um motorzinho elétrico que tem que ser conectado à bomba. Legal!


A vantagem é que as bombas elétricas conseguem manter um fluxo constante de combustível no motor, deixando os veículos mais eficientes.



Essa bomba de combustível mecânica traz uma alavanca na parte de cima


Bomba pra álcool e flex ou gasolina: diferentes materiais


Gente, além de elétrica ou mecânica, a bomba de combustível pode ser pra álcool e flex ou pra gasolina, viu?


A diferença entre elas é o material que é feito e também os itens da parte de dentro, já que tem algumas reações dependendo do tipo de combustível.


A de álcool e flex, por exemplo, traz carcaça com tratamento de cromo ou níquel, substâncias que protegem contra a oxidação da peça. Além disso, vem com coletor de carbono que passa eletricidade e funciona como lubrificante, fazendo a bomba durar por muito mais tempo.


Agora, a de gasolina é fabricada com tratamento de zinco e coletor de cobre, bom pra evitar o desgaste da peça.



Essa bomba de gasolina é exclusiva pro Chevrolet Corsa


Ah, e antes de escolher a bomba de combustível, é indicado checar todas essas informações no manual do veículo, ok? E se não tiver experiência na hora de instalar, sempre procure algum profissional especializado.


Precisando de bomba de combustível? Aqui no Magazine Luiza você encontra a ideal!


Saiba mais:


Olha, um acessório bom pra proteger a pintura do carro é a capa de cobertura. Na matéria Como escolher a capa pro carro eu dou várias dicas legais.


E sabia que nossos parceiros oferecem serviços de alinhamento, balanceamento e troca de pneus? Vem ver!


Agora, se tiver procurando um app prático com GPS pra te ajudar a dirigir por aí, o Waze é o ideal. Tá disponível pra Android e iOS.