Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O que é cortador circular?

O que é cortador circular?

Conheça as vantagens de usar ele em patchworking e scrapbooking

Patchwork

Atualizado em 11 Fev 21

3 min de leitura

O cortador circular é uma ferramenta de artesanato que facilita muito no recorte e criação de bordas em materiais como EVA, tecidos e papéis, sabia? É que ele conta com uma lâmina muito afiada e funciona como se fosse um estilete, permitindo conseguir o tamanho, precisão e formato que você quiser. Vem comigo que eu te conto!


Na repetição de desenhos e volume de tecido


Olha, se tiver que repetir a mesma figura várias vezes, principalmente em peças de patchwork que levam dezenas ou centenas de retalhos, é muito mais prático que uma tesoura, tá? Isso porque fica fácil seguir o contorno de diferentes moldes e réguas que marcam o pano em linha reta ou círculos com ele.


Outra vantagem é que sai bem retinho, sem puxar fio. Isso é útil nos artesanatos em que as costuras são feitas sem barra, como no patchwork com linha aparente ou cola, onde qualquer detalhe pode marcar.


É ideal também pra costura tradicional, principalmente se for fazer trabalhos com seda, cetim ou rendas muito finas que puxam fio e enrugam, dependendo da ferramenta de corte. Dá pra cortar várias camadas de uma vez só e o resultado é impecável! Gostei!


Qual o tipo certo em cada situação


Gente, o modelo com lâmina de 60mm, ou milímetros, é excelente pra peças grandes, bordas ou quando quiser fazer círculos maiores em lonas ou papelão. Vai costurar aquela cabaninha pras crianças, criar uma capa pra um eletrodoméstico ou uma colcha king size de patchwork? Esse é o ideal!


Já o de 45 mm é um tamanho ótimo pro dia a dia, tanto em folhas grandes e médias de EVA quanto papel cartão em gramatura grossa. Além disso, corta também muitas camadas de tecido de uma vez só. Ele é versátil, fácil de manejar e multiuso pra quem tá começando agora e procurando seu primeiro cortador.

 

Vai começar a usar agora? A circunferência de 45 mm corta praticamente tudo!


Agora, nos retalhos, em criações menores e bem delicadas, é indicada uma versão de 28mm ou até 18mm, tá? Os pequenos são úteis principalmente na curvatura de gabaritos bastante detalhados, tanto na costura como em scrapbooking.

 

O molde é cheio de detalhes pra recortar? Esse aqui de 28 mm é muito bom!


Como escolher o modelo ideal


Você encontra cortador circular com a lâmina retrátil, que é acionada só quando apertar um gatilho ou puxar a alavanca. Esses são indicados quando for transportar material pra aula na bolsa, por exemplo, porque são seguros contra acidentes.


Já o tipo com lâmina exposta é melhor ter só dentro do atelier ou em casa, porque ela desprotegida é perigosa e ainda perde a potência mais rápido sem uma capa.


Aliás, se tiver crianças por perto, dê preferência aos com protetor retrátil, viu? O estilete só sai quando entra em contato com o material.


Alguns podem ainda ser aparafusados e desaparafusados pra desmontar a ferramenta de um jeito fácil e limpar por inteiro. E mais, esses são muito práticos nas situações que envolvem cola ou se quiser mexer com material que tem glitter e deixa restos depois.


O legal é que vários deles já vêm no kit com régua em acrílico ou alumínio, além da base acrílica que é indispensável pra esse tipo de trabalho em scrapbooking. A lâmina não deve ser usada direto em nenhuma superfície pra não estragar, combinado?


Além disso, dá pra encontrar conjuntos completos pra patchwork com base de corte, tesoura, régua, prendedores, alfinetes e um cortador com uma ou mais lâminas.

 

Esse kit completo de patchwork inclui lâmina extra, alfinetes e prendedores


Gostou? Então encontre o cortador circular aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Se quiser sugestões pra usar o cortador, dá uma olhadinha na matéria Patchwork, ideias pra você arrasar!.


Quer aprender mais sobre artesanato? É só baixar o app Pinterest pra iOS ou Android e ter vários tutoriais em foto ou vídeo na tela do celular.


Agora, se precisar daquela mãozinha na hora de criar um atelier, é só chamar os nossos parceiros pra montar móveis, luminárias, ar-condicionado e muito mais!