Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O que é módulo SFP?

O que é módulo SFP?

Descubra se dá pra ter módulo SFP em casa ou no escritório!

Equipamento de Rede

Atualizado em 4 Ago 20

1 min de leitura

Gente, o módulo SFP é um aparelho que aumenta o alcance da rede de internet num roteador ou switch, tá? E o mais legal é que ele funciona com fibra óptica, que tem o sinal mais rápido pra você se conectar. Vem comigo conhecer melhor esse dispositivo!


Por que ter um módulo SFP?

 

Quando um fabricante vai fazer um aparelho roteador ou switch, precisa escolher a quantidade e os tipos de portas de cada equipamento. Só que pra que eles funcionem com fibra óptica, a conexão pode ser multimodo e monomodo!


A fibra monomodo alcança centenas de quilômetros, enquanto a multimodo apenas algumas centenas de metros. Pra alcançar essa distância, o equipamento precisa contar com um laser potente, tá?


Pra que as marcas não façam dois aparelhos, um pra cada tipo de fibra, tem uma porta pro módulo SFP. Ele vem com o laser que aumenta o alcance da rede, mantendo a velocidade da conexão recebida! Aí sim!


E dá pra encontrar outros parecidos?

 

Sim, o módulo GBIC! Ele funciona do mesmo jeitinho do SFP, mas o formato do plugue é diferente. Um aparelhinho SFP não cabe numa porta feita pra GBIC, nem o contrário, viu? Fica de olho nisso!


Procurando um módulo SFP? Dá uma olhadinha aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:

 

Quer aproveitar sua pesquisa pra saber mais sobre equipamentos de internet? Na matéria Roteador mesh: internet pra casa toda! você conhece esse dispositivo que vem pronto pra sinais de alta velocidade!