Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O que é novela, telenovela e série?

O que é novela, telenovela e série?

Veja as diferenças entre esses três gêneros!

Novelas

Atualizado em 5 Mar 20

3 min de leitura

Gente, sabia que tem diferença entre novela, telenovela e série? Pois é! A novela é um tipo de romance escrito, um pouco maior que um conto, que pode ser tanto um livro como um roteiro pra TV. Aí, nesse caso, também é chamada de telenovela! Já a série é uma história separada em episódios, que fazem parte de uma temporada. Quer saber mais sobre o que é cada um? Vem comigo que eu te conto!


Novela

 

Olha, a novela é uma história que pode ser escrita num livro, revista e até no jornal, sabia? Geralmente, ela é menor que o romance, porque não tem tantos detalhes, mas é maior que um conto, porque tem muitas personagens!


Aí, o enredo pode ser de suspense, de romance, drama, aventura ou até misturar todos esses gêneros! O importante é contar a vida de cada um que tá ali de forma bem completa, pra você ir vivendo a vida e o cotidiano das personagens. Gostei!


 


O livro O Alienista de Machado de Assis é considerado uma novela


O que é a telenovela?

 

Já a telenovela é uma história inventada ou baseada em fatos reais que é apresentada na televisão, de segunda a sábado, tá? Só que no Brasil, o nome foi encurtado, por isso que é conhecido só como novela!


Ela geralmente é dividida em episódios de 60 a 90 minutos, e que sempre continuam a história do capítulo anterior. Por exemplo: o capítulo de terça é a continuação do capítulo de segunda, enquanto o se segundo é a continuação do de sábado!


E um detalhe legal é que o último capítulo da telenovela sempre é reprisado pra que todo mundo consiga ver, sabia?


As histórias geralmente são simples e com muitos personagens, contando sobre o destino ou sobre um momento da vida de cada um!


 


A telenovela Roque Santeiro foi ao ar em 1986 e agora tá disponível em DVD!


Aliás, geralmente as telenovelas que passam no finalzinho da tarde têm temas mais leves, como tramas familiares e de amor. Já à noite, a programação pode contar com cenas sensuais e de violência, viu? Isso é pra evitar que as crianças sejam expostas a esse tipo de conteúdo!


E quer mais uma curiosidade? As telenovelas costumam ser escritas conforme vão indo ao ar! Assim, nem os autores sabem do final dela quando começam a gravar. Legal, né?


Séries

As séries em outros idiomas têm legendas em português pra todos acompanharem


Agora, a série também pode mostrar histórias reais ou inventadas, tá? A diferença é que elas são apresentadas ao público em temporadas, e os capítulos geralmente são mais rapidinhos!


Além disso, a série tem um número de episódios estabelecidos antes da temporada começar, sabe? Ou seja, eles são gravados antes do primeiro ir ao ar! Aí, conforme o interesse do público, podem ou não ser renovadas pra outras temporadas!


Sendo assim, os episódios podem ser todos disponibilizados de uma vez. Aí você escolhe quantos capítulos assiste por dia, né? Mas também tem canal que apresenta um capítulo por semana, então você tem que esperar e ver aos poucos! Muito bom!


Gostou? Então aproveita pra descobrir aqui como colocar Netflix na sua SmarTV! Lá tem várias séries pra você curtir!


E se precisar de uma mão pra instalar a TV, é só contar com a ajuda dos nossos parceiros! Eles oferecem aqui esse e vários outros serviços!


E que tal encontrar aqui no Magazine Luiza vários tipos de novela, telenovela e série pra você assistir? Vem conferir!