Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O vinho:

Da vindima até a sua adega LG ? Parte II

Adega

Atualizado em 27 Jul 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

No último texto sobre este tema falamos um pouco sobre a época e como funciona a colheita do vinho, e agora falaremos sobre alguns dos principais tipos de uvas e vinhos.

Cabernet Sauvignon é o nome da uva original de Bourdeaux, onde os vinhos são encorpados. O fato de ser encorpado se deve à riqueza de em tanino e resveratrol, que fazem com que ele combine com pratos de carnes mais fortes.

A Pinot Noir produz um vinho que além de encorpado, é também perfumado. Ela está presente também em alguns espumantes e assim como outras, produz um vinho que evolui de acordo coma idade. A fruta se dá melhor em climas mais frios e possui pouco tanino, por isso combina mais com carnes como a codorna ou o frango.

Na França, a uva conhecida como Syrah produz vinhos perfumados com bom envelhecimento, na região de Rhône. Alguns estudos dizem que seus antioxidantes são melhores que a vitamina E. É sem dúvida o mais ?pesado? dos vinhos e, por isso, combina com carnes gordurosas.

Proveniente de Bordeaux, onde é mesclada com Cabernet Sauvignon e Franc, a uva Merlot produz vinhos mais ?sedosos? com alto teor alcoólico, o que faz com que ele combine com queijos e carnes com molhos elaborados e picantes.

Quando falamos de uva que produz vinho branco, a Chardonnay é a mais popular do mundo. Cultivada na Borgonha, é protagonista no champanhe, além de produzir vinhos secos que variam muito de sabor de acordo com a região onde está. Combina perfeitamente com massas e risotos.

Típica da Alemanha, a uva Riesling produz vinhos de teor alcoólico baixo que fazem um par perfeito com pescados.

Mesclada com outras uvas, a Sauvignon Blanc esteve em alta nos últimos tempos. É conhecida como ?Fumé Blanc? e também combina com pescados.

No próximo texto sobre o tema falaremos sobre a melhor maneira de armazenar seu vinho, mas se você já quer conhecer e saber mais sobre as Adegas LG, acesse e confira tudo em nosso site.