Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Organização é produtividade!

Organização é produtividade!

Cinco passos para organizar sua mesa de trabalho

Móveis para Escritório

Atualizado em 22 Jun 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Sempre precisamos olhar nossa mesa de trabalho e pensar em maneiras para deixá-la ainda mais organizada. Se você fizer leituras e pesquisas vai esbarrar em dicas de produtividade e, sempre, a organização está em primeiro lugar.

O primeiro passo é a limpeza da parte superior de sua mesa. Uma pessoa produtiva não é aquela que acumula documentos e papeis, assim como cabos, acessórios e materiais de escritório sobre a mesa.

Na verdade, é justamente o contrário. Portanto, tenha sempre pastas classificadoras para manter guardados os contratos e documentos em que mais estiver trabalhando no momento. Os documentos com os quais você não interage tanto, arquivo!

O segundo passo é ter uma lista de tarefas diárias montada e seguida à risca. Existem aplicativos para celulares e tablets que montam essas listas para você. Mas, sinceramente, comece com lápis e papel mesmo: marque as três coisas que você TEM QUE FAZER no dia como prioridade máxima antes mesmo de ligar o computador. Assim você prepara sua mente para ter foco. E mantém longe do seu espaço de trabalho, itens que só vão tirá-lo de sua missão.

O terceiro passo: gestão do tempo. Esse é bem difícil, principalmente no mundo de informação em tempo real no qual vivemos hoje. Se o segundo passo ajuda a dar foco, o terceiro dá o caminho necessário para as tarefas acontecerem. Existem muitas dicas, e uma que gosto muito é a técnica do Pomodoro, criada por um estudante italiano na década de 80. Ela se baseia em pequenas jornadas de tempo separadas por intervalos. Cada pessoa tem o equilíbrio mais adequado ao seu perfil, mas em média utiliza-se a técnica de ?30 minutos por 3 de descanso?.

Quarto passo: micropausas. Elas são importantes para relaxar o corpo, fazer um alongamento e esfriar a cabeça. Além das indicadas no terceiro passo, você pode programar uma pausa um pouquinho maior, com uma caminhada até o café, ou troca de ideias com seus colegas pelo escritório. Para a turma que trabalha em casa ou está estudando, uma ida até a padaria ajuda a oxigenar o cérebro!

Quinto passo: preparar a mesa para o outro dia. É aqui que você dá o pulo do gato. Pense que deixando tudo organizado, inclusive com uma lista de tarefas pronta, você ganha tempo no início do próximo dia, além de mandar uma mensagem positiva para o seu cérebro de que está tudo bem e você pode relaxar.

Com um pouco de disciplina e dedicação sua mesa de trabalho pode ser mais organizada e sua vida profissional e acadêmica mais feliz!

No nosso site você encontra muitas opções de escrivaninhas e mesas para computadores, escolha a sua. Ah! Mas mantenha ela sempre em ordem!