Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Pano ou plástico

Pano ou plástico

Qual a melhor fralda?

Enxoval do Bebê

Atualizado em 14 Jun 13

2 min de leitura

Alguns pais preferem que seus bebês usem fraldas descartáveis, outros, preferem as fraldas reutilizáveis. Esse assunto é polêmico entre pais e especialistas, mas a verdade é que tanto as fraldas descartáveis como as fraldas reutilizáveis tem suas vantagens e desvantagens, viu? E antes de escolher, é importante pensar no que é melhor pro seu filho, pro seu bolso e pro meio ambiente também!

Economia
Um bebê recém-nascido gasta até 10 fraldas descartáveis por dia. Então, num mês são 300 jogadas fora, o que dariam 1.800 após seis meses. Depois desse período, o consumo diminui, mas ainda é uma quantidade razoável a ser usada. São 1.440 entre seis meses e um ano de vida. E entre o primeiro e o segundo aniversário, se forem usadas seis fraldas por dia, serão gastos 2.160 unidades.

Então nesse caso, as fraldas reutilizáveis podem ser a melhor escolha, pois você vai comprar algumas uma vez e pronto!

Comodidade
As fraldas reutilizáveis são econômicas, mas as fraldas descartáveis são mais práticas. Não tem trabalho nenhum, é só usar e jogar fora, enquanto que a
s fraldas reutilizáveis ou ecológicas, precisam ser lavadas diariamente depois de usar. Pra isso, você precisa ter em casa um lugar pra lavar os panos, mas não pode misturar com as outras roupas da casa. E na hora de passear os pais precisam de duas bolsas, uma pras fraldas limpas e outra pras sujas.

Ecologia
Algumas pesquisas dizem que as fraldas descartáveis são 30% do lixo mundial não biodegradável e 2% dos resíduos produzidos em uma cidade grande. Por exemplo, uma capital como São Paulo produz 300 mil toneladas de lixo por dia, sendo que 15 mil toneladas desse lixo seriam de fraldas de plástico.

Além de aumentar o volume de resíduos, a fabricação das fraldas descartáveis gera um grande impacto na natureza, pois a parte interna delas, que é a da absorção, é feita de polpa de vegetais e pra produzir 5,5 mil unidades, que é a quantidade de fraldas que um bebê usa nos primeiros dois anos de vida, cinco árvores precisam ser derrubadas.

Agora, as fraldas reutilizáveis não são completamente inofensivas ao meio ambiente, viu? Afinal, elas são feitas de pano e dependem de um alto consumo de água pras lavagens.

Médico
Independente da que você preferir, é ideal conversar com o pediatra do seu filho pra saber a opinião dele sobre qual a melhor opção pro pequeno, tá?

Que tal escolher as fraldas do seu filho aqui no Magazine Luiza? Tem tanto as reutilizáveis como as descartáveis!