Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Pantufas: saiba como lavar

Pantufas: saiba como lavar

Conheça dicas pra deixar o calçado limpo e fazer ele durar mais

Feminino

Atualizado em 24 Jul 20

3 min de leitura

Gente, as pantufas são um calçado confortável, pra ser usado em casa, de preferência nos dias mais frios, já que esquentam os pés. Pra elas ficarem sempre limpas e com jeito de novas, é legal saber como lavar, sem causar nenhum dano ao material. Quer dicas sobre como fazer o procedimento do jeito certo? Vem comigo que eu te conto!


Cuidados com as pantufas

Olha, as pantufas podem ser usadas por adultos e crianças dentro casa, podendo substituir os chinelos abertos nos dias frios. Elas são a combinação ideal pros pijamas e pra quem quer ficar confortável.


Mas pra que as pantufas durem bastante é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, é bom lembrar que elas não são feitas pra na andar rua. O concreto das calçadas desgata e suja muito o solado! Não é higiênico, sabe?


Também é preciso tomar certos cuidados ao fazer a limpeza das pantufas. Elas devem ser lavadas do jeito certo pra não perder a cor ou estragar o revestimento, tanto da parte de dentro como de fora.


Ah, e essa higiene deve ser feita sempre que a pantufa estiver com cara de encardida ou guardada por muito tempo no armário, viu?


Como limpar as pantufas?


- Gente, o mais indicado é lavar as pantufas à mão. Nunca use álcool ou produtos solventes, como removedores, pois eles prejudicam o acabamento e estragam o calçado.

- Você pode começar a limpeza pela sola que, geralmente, é feita de borracha e tem uma camada antiderrapante. Pra tirar a sujeira, passe um pano úmido e detergente neutro.

- Agora, se a sujeira não quiser sair, coloque água e detergente numa bacia e use uma escovinha com cerdas duras. É só molhar ela nessa mistura e ir esfregando a sola da pantufa. Depois, passe um pano molhado pra tirar todo o detergente, tá?
 


Essa escova com cerdas macias ajuda a tirar a sujeira sem estragar a pantufa


- Já pra limpar o tecido, aposte na clássica combinação de vinagre com bicarbonato de sódio. Coloque os dois num recipiente, misture e mergulhe uma esponja, que pode ser igual à usada na cozinha. Esfregue em toda a pantufa, por fora e por dentro.

- Em seguida, deixe a mistura agir por 15 minutos e enxágue a pantufa no tanque. Na sequência, ainda é preciso deixar o calçado de molho no sabão e na água por meia hora e esfregar novamente com a esponja, sempre de um jeito bem delicado, tá?

- Aí, é só voltar com a pantufa pro tanque e jogar bastante água até tirar toda a espuma e o excesso de água, apertando o tecido, mas evitando torcer porque se não estraga!


Pantufa pode ir na máquina de lavar?

Olha, não é recomendado limpar as pantufas na máquina de lavar porque, com o tempo, ela vai deformando por conta do atrito com o tambor.


Caso você não tenha outra opção, a dica é colocar as pantufas pra lavar na água e no sabão líquido ou em pó dentro de um saco protetor. Mas sempre prefira lavar a mão, tá?


Secagem

Outra dica pra fazer sua pantufa durar mais, é deixar ela secando ao ar livre, mas nunca diretamente debaixo do sol.


Se realmente precisar secar mais rápido, você pode usar um secador de cabelo ou a secadora. Mas é importante checar as instruções do fabricante, pra ter certeza que o tipo de material da pantufa aguenta temperaturas muito altas. Na dúvida, deixe secando naturalmente, combinado?


Procurando a pantufas pra curtir o tempo livre em casa com os pés bem quentinhos e confortáveis? Aqui no Magazine Luiza você encontra diversos modelos. Vem escolher a sua!


Saiba mais

Quer saber mais sobre tipos de calçado pra ficar com os pés confortáveis? Dá uma olhadinha nessa matéria aqui que eu conto tudo!