Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Pequenos, mas com máximo espaço

Pequenos, mas com máximo espaço

Abuse da criatividade e saiba aproveitar melhor o espaço do seu apartamento

Sala de Estar

Atualizado em 23 Ago 12

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Apartamento pequeno não é sinônimo de espaços mínimos. Usando a criatividade e dicas simples, é possível empregar sua personalidade com charme, conforto e harmonia, deixando notáveis ambientes.

Tudo feito com a combinação certa de objetos, móveis e cores, que podem aumentar ou diminuir o local. Na parede e no piso, cores uniformes e claras garantem a impressão de integração e amplitude.  Alguns espelhos podem fazer milagres, mas com cuidado contra composições óbvias.

A primeira dica é usar móveis leves, simples, de pouco volume e abusar de prateleiras. Na sala, evite sofás com braços grandes e muito largos, invista em linhas retas e simples. O Sofá Canto Naturalle, da Orion, é sofisticado e resistente e, por ser de canto, amplia o espaço da sala. Muito macio, com densidade D28 de assento e D20 de encosto, é revestido em suede, na cor cinza e pés de alumínio. Um luxo!

Mesas de centro muito grandes tiram a mobilidade da sala de estar e devem ser avaliadas se são ou não necessárias. Se optar por elas, escolha as com tampo de vidro ou as combinadas, que podem ser separadas. Cuidado também com o excesso de objetos na decoração, que polui o ambiente.

Quem não abre mão da mesinha, a Mesa de Centro Bela, da Somopar tem estrutura de aço carbono e tampo de vidro incolor, resistente e leve, perfeita para dar noção de leveza, com requinte no visual.

A decoração da cozinha é crucial para apartamentos pequenos. Em alguns apartamentos, a cozinha é integrada a sala, mas essa opção depende do hábito dos moradores da casa e pode ter um meio termo criativo, com soluções como portas de correr e persianas, que dividem o apartamento quando necessário.

O Armário Aéreo 120cm, da Madesa, de duas portas de correr em vidro, com estrutura 100% em MDF, é resistente a água, álcool e calor. Tem também a Cantoneira ICG Multilinhas, da Itatiaia, com seis prateleiras reguláveis, estrutura em chapa com tratamento especial e pintura que a tornam ainda mais resistente. Assim você aproveita todo o espaço!

Abuse de móveis planejados, compactos e embutidos, o que facilitará a utilização de todos os espaços com fluxo livre. Procure manter fogão, geladeira e forno mais próximos, para dinamizar o uso e ocupar menos espaço possível. Cores claras nos móveis e eletrodomésticos expandem o espaço, e escura no piso facilita a limpeza.

Para cozinhas planejadas, a dica é o Fogão de Embutir 4 Bocas Inox, da Brastemp da linha Ative!. Possui timer sonoro que não deixa a comida perder o ponto, queimadores com capas esmaltadas, botões removíveis, mesa selada em aço inox com cantos arrendados e puxador em aço inox. Lindo e perfeito!

Gavetas sem puxadores propõem linhas horizontais ao visual, assim como armários superiores bem altos e de preferência bem aberto, ampliam o ambiente.

Nos quartos, há camas com baús embaixo do colchão, para guardar roupa de cama. São muito úteis e servem como cômodas. Procure comprar uma cama com o melhor tamanho e não a maior, para não tirar a circulação.

Para quem precisa sempre ter uma cama extra e ocupando pouco espaço, a Bicama Solteiro, da Multimóveis é uma ótima opção. Vem com a cama de solteiro principal e uma auxiliar, que fica embaixo. Em MDP e barras de MDF, é muito resistente e segura. As prateleiras ajudam a guardar objetos, livros, CDs e DVD, dinamizando ainda mais o espaço.

A iluminação do ambiente também pode te ajudar a ganhar espaço. A luz indireta com luminárias presas a parede, como lustres e pendentes, dão um grande charme e desocupam espaço. Que tal as dicas? Aproveite e faça uma mudança na decoração da sua casa!